Pe. Laurindo: “Vale a pena voltar ao caminho.”

papadestacada
Francisco: a Quaresma é uma viagem de regresso a Deus
fevereiro 17, 2021
papadestacada
Deserto é lugar de tentação: “nunca dialoguem com o diabo”, disse o Papa
fevereiro 21, 2021

Pe. Laurindo: “Vale a pena voltar ao caminho.”

quartafeiradecinzas

Na data de 17 de fevereiro de 2021, a Igreja em todo mundo celebrou o início da Quaresma com a Quarta-feira de Cinzas. Como ainda estamos dentro da pandemia de Covid-19, na Paróquia Sagrada Família aconteceram três celebrações eucarísticas a fim de evitar a aglomeração de pessoas.

A primeira celebração aconteceu às 8h e foi presidida pelo nosso pároco Padre Laurindo Aguiar, msf. A segunda celebração aconteceu às 17h e foi presidida pelo nosso vigário Padre Herbert, msf. Já a última e terceira celebração eucarística aconteceu às 19h30min e foi presidida pelo nosso pároco Padre Laurindo. Também esteve presente em todas as celebrações o Irmão Guilherme, msf.

Na missa das 19h, Pe. Laurindo acolheu a todos os fiéis presentes na assembleia e os que acompanharam pelas redes sociais da Paróquia. O presbítero iniciou afirmando a importância de viver bem o tempo da Quaresma.

Em sua homilia, destacou:

“Hoje começamos nosso tempo da Quaresma, com a Quarta-feira de Cinzas. Quaresma, quarenta dias de preparação para celebrarmos a ressurreição, a Páscoa do Senhor. Quarenta dias como o tempo suficiente, o tempo importante, para que possamos descobrir o sentido da nossa Igreja e do nosso pertencimento à Igreja, e do nosso pertencimento a Deus. A Igreja primitiva não tinha a experiência da Quaresma. Depois, percebeu-se que três dias, nove dias, era muito pouco para experimentar a misericórdia de Deus.”

“Este tempo Deus quer que voltemos nosso coração para Ele. A característica fundamental da Quaresma é a penitência. A penitência é um convite que temos para renunciar, tomar novas atitudes, mudar nosso comportamento. Quando falamos em mudar atitudes, estamos falando em mudar nosso interior. Aquilo que a Primeira Leitura vem nos falar muito bem. Rasgai os vossos corações e não as vestes. Rasgar os vossos corações significa abrir os vossos corações, para que Deus possa entrar. Permitais que Deus entre em vossos corações para que as vossas vidas sejam transformadas. Nada adianta rasgar as vestes, se não abrir o coração. Tomando esta atitude, deixaremos Deus moldar nosso interior.”

“Um tempo de penitência é um tempo de mudança. O elemento fundamental deste dia que celebramos são as cinzas, que nos recorda a própria Palavra de Deus. Do pó nós saímos e ao pó voltaremos. Convidando-nos assim a cultivar atitudes de humildade, reconhecendo que somos frágeis, que somos limitados, estamos sujeitos a morrer e a perecer. Não adianta para nós vivermos como se nada nos fosse acontecer. Diante da doença, nós nos sentimos um nada diante de tudo que foi criado por Deus. Sentimos que precisamos de fato de Deus para poder nos reerguer, para poder caminhar, para poder nos libertar daquilo que assim nos faz mal. Recordar as cinzas é recordar nossa dimensão humana.   Recordar que devemos mais que falar do pecado, devemos reconhecer a bondade de Deus, a sua misericórdia. E nos propor que vale a pena mudar de vida, vale a pena tomar outro rumo, vale a pena voltar ao caminho. Porque Deus é bom demais. Deus é a razão do meu viver, a razão do meu caminhar.”

Em seguida, Padre Laurindo explicou sobre os três exercícios da Quaresma: a caridade, o jejum e a oração.

A bênção das cinzas e sua imposição aos fiéis foi realizada ao final de cada missa, de modo que ao receber as cinzas, os fiéis puderam ir voltando para suas casas.

 

Confira aqui a cobertura fotográfica completa.

Confira aqui a íntegra da Missa das 19h.

 

Texto e foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família