Pe. Laurindo: “Que nos deixemos mais inspirar pela ação do Espírito Santo.”

Pentecostesdesfotos
Solenidade de Pentecostes 2018
maio 21, 2018
papa
Papa: com o Sacramento da Crisma ser sal e luz do mundo
maio 23, 2018

Pe. Laurindo: “Que nos deixemos mais inspirar pela ação do Espírito Santo.”

Pentecostesdestmat

Em 20 de maio de 2018, as comunidades urbanas (Setor Padre Berthier), as pastorais e movimentos da Paróquia Sagrada Família se reuniram às 19h na Matriz para celebrarem a Solenidade de Pentecostes.

Na procissão de entrada, representantes das Pastorais, dos movimentos e das comunidades levaram suas camisas, bandeiras e banners. Jovens com roupas vermelhas também levaram velas, representando os dons do Espírito Santo.

Nosso pároco Padre Laurindo presidiu a Santa Missa. O sacerdote agradeceu a presença de todos neste dia tão importante para a Igreja Católica. Em sua homilia, o sacerdote nos fala da Ação do Espírito Santo na Igreja. Veja alguns pontos.

“Pentecostes é o dia que a Igreja faz memória, 50 dias após a Páscoa, do momento em que o Espírito Santo desce sobre a comunidade dos discípulos. A festa de hoje está dentro do espírito pascal, é a contestação de que Jesus ressuscitou. A ação do Espírito Santo recobra os discípulos esta realidade do amor de Deus presente na vida do mundo, presente de forma especial na vida de cada um de nós.”

“Os discípulos viviam um contexto de insegurança, onde a comunidade não teve a coragem suficiente de sair, a ir em missão. Jesus disse aos discípulos que iria para o Pai, mas que deixaria um Defensor, o Paráclito. Ele vai ajudar a recordar, a compreender, a viver tudo que Jesus ensinou. A ação do Espírito Santo revoluciona os discípulos. Revoluciona a maneira como eles estavam compreendendo a vida, a maneira como estavam se colocando diante de Deus.”

pentecostinteriormateria
O sacerdote concluiu sua reflexão agradecendo a presença de todas as comunidades, pastorais e movimentos: “Nós servimos em lugares diferentes. Em Pentecostes houve uma dispersão, mas que não expressa divisão. É uma dispersão necessária para vivência do amor de Deus. Precisamos nos dispersar para bem servir a Deus e ir ao encontro do outro. Estou muito agradecido a Deus por este dia de oração, pela nossa Igreja, por cada cristão, por cada católico e pelas nossas comunidades. Que sejamos mais fervorosos. Que nos deixemos mais inspirar pela ação do Espírito Santo, colocando nossos dons a serviço do próximo.”

Comunidades, pastorais e movimentos realizaram as leituras e as preces.

Neste dia de Pentecostes, Maria Monteiro Costa completou 80 anos. Sua família participou do ofertório e fez um belo momento de coroação.

Ao final Padre Laurindo parabenizou os aniversariantes, incluindo de forma especial a Igreja.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica.
Clique aqui para ver a procissão de entrada.
Clique aqui para ver a coroação.

Texto, fotos e filmagem: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família