Pe. Laurindo: “O tempo do Advento é para voltar para nosso interior.”

votosirmaoguilhermedivulgacao
Profissão Perpétua do Irmão Guilherme, msf
novembro 29, 2020
Agenda2020
Em Dezembro 2020
dezembro 2, 2020

Pe. Laurindo: “O tempo do Advento é para voltar para nosso interior.”

primeirodomingoadvento2020destacada

No último fim de semana de novembro de 2020, a Igreja Católica entrou no Tempo Litúrgico do Advento. Na Matriz Sagrada Família, as celebrações do sábado a noite e do domingo de manhã foram presididas pelo nosso vigário Pe. Herbert, msf. A Santa Missa do domingo à noite foi presidida pelo nosso pároco Padre Laurindo Aguiar, msf.

Padre Laurindo abençoou a Coroa do Advento e o acólito acendeu a primeira vela. Assim, vamos progressivamente nos preparando para bem celebrar o Natal.

Em sua homilia, Padre Laurindo refletiu sobre o início deste tempo litúrgico. Confira:

Estamos começando um novo tempo, o Advento, onde refletiremos o Evangelho de São Marcos. No Advento usamos a cor roxa, que nos remete a espiritualidade deste tempo. O significado desta palavra Advento está ligado ao mundo pagão, mas também é uma palavra que nos remete à Igreja, a nossa fé católica. O Advento nos remete a uma preparação para receber uma grande autoridade, uma pessoa importante. A Igreja quando nos fala do Advento, não fala em receber qualquer pessoa, mas em receber o Filho de Deus que vem como nosso salvador.”

 “O tempo do Advento é para voltar para nosso interior. O roxo nos remete a vigilância. Vigiar é a palavra que devemos guardar e cultivar neste tempo bonito. Vigiar tem a ver com a dimensão de velar. Quando velamos um falecido, estamos dispostos a ficar acordado, a não dormir.”

“É também um tempo de esperança; pois, Deus vem ao nosso encontro, para dar nova forma a existência humana. Estamos nas mãos de Deus, assim como o barro na mão do oleiro. Que Deus possa dar a sua forma a nossa vida, que possamos ser novamente a imagem da criação de Deus, da justiça, do amor. Acreditamos que Deus não nos abandona, que ele irá revelar a salvação a todos nós.”

” A primeira vinda de Jesus ocorreu quando Deus entra em nossa história, na encarnação. A segunda vinda refere-se à dimensão da glória, ao juízo final, a parusia. Quando Deus voltar, deve nos encontrar preparados, por isso temos que vigiar.”

“A oração tende a suscitar em nós um coração arrependido. A dimensão da oração permite reconhecer que Deus caminha conosco. Quando nos aproximamos de Deus, reconhecemos que Ele nunca nos abandonou.  O tempo do Advento é para retornar à nossa fé verdadeira. Vamos permitir que as obras de Deus se concretizem em nossa vida.”

“Vamos cultivar a atitude de confiança. Quando confiamos em alguém nos entregamos por inteiro, sem reservas. O tempo do Advento nos convida a reafirmar esta atitude necessária para que possamos conviver com o outro, de modo especial com Deus. Para que Ele sempre nos restaure, nos guie, e nos faça de fato este instrumento do seu amor. ”

“São Paulo nos fala dos carismas. O tempo do Advento é um tempo de valorizar o que podemos fazer. Descobrir que somos a Igreja de Cristo, que doou a sua vida sem reservas. Que possamos nesta Santa Eucaristia, entrar de fato neste tempo bonito, com a nossa mente, com o nosso corpo. Que possamos reavivar em nós a confiança, a oração, aquilo que temos de bom.”

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto e foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família