Pe. Laurindo: “No Lava-pés está a identidade da Igreja.”

Quartafeirasanta2019
Pe. Laurindo: “A busca por Deus se revela permanente”
abril 18, 2019
adoracaosantacruz
Pe. Laurindo: “A cruz para nós é sinal de fé.”
abril 20, 2019

Pe. Laurindo: “No Lava-pés está a identidade da Igreja.”

lavapessf2019

Vários fiéis compareceram à Matriz Sagrada Família na noite de Quinta-feira Santa, 18 de abril.

A Santa Missa do Lava-pés e Santa Ceia foi presidida pelo nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf.

Homens de diferentes profissões representaram os apóstolos.

Pe. Laurindo refletiu sobre a passagem do Lava-pés, sobre a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Veja alguns pontos.

“Jesus na Liturgia desta Quinta-feira Santa, que iniciamos o Tríduo preparatório para a Páscoa, diz claramente e de maneira solene para os discípulos:’É chegada a hora de dar testemunho, é chegada a hora de voltar para o Pai donde eu vim.'”

“No Lava-pés está a identidade da Igreja. Está a razão da Igreja ser. Está na atitude de Jesus, no exemplo de Jesus. Lavar os pés é a atitude de alguém que quer servir.”

“Jesus toma sobre si mesmo a condição de escravo, no sentido que lavar os pés era um serviço que só os escravos faziam.”

“Onde não há amor, nem vida partilhada, não há Eucaristia, pois não há comunhão com Jesus. Participar da Eucaristia tem este sentido. O sacerdote é aquele que o Senhor ungiu e escolheu para presidir este mistério tão grande (da Eucaristia).”

Após sua reflexão, aconteceu um dos momentos mais esperados: o Lava-pés, no qual o sacerdote repete o gesto de Jesus ao lavar os pés dos discípulos.

Logo em seguida da comunhão eucarística, Pe. Laurindo expôs o Santíssimo Sacramento para um profundo e marcante momento de adoração que se estendeu até às 22h30min.

Clique aqui para a cobertura fotográfica.

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Foto: Natanael Martins / PasCom Sagrada Família.