Pe. Laurindo: “Crer na Palavra de Deus é crer no próprio Jesus, no próprio Deus.”

papa
Francisco: “A Palavra de Deus é a carta de amor escrita para nós”
janeiro 24, 2021
projeto-igreja
Projeto Igreja Nossa Senhora de Nazaré em Estância Nazaré.
janeiro 25, 2021

Pe. Laurindo: “Crer na Palavra de Deus é crer no próprio Jesus, no próprio Deus.”

DomingoPalavradeDeus2021

 

No fim de semana de 23 e 24 de janeiro a Paróquia Sagrada Família, em unidade ao Papa Francisco, celebrou o Domingo da Palavra de Deus.

Em todas as celebrações na Matriz a Bíblia foi entronizada solenemente, ocupando lugar de destaque durante a celebração eucarística.

Na missa do Domingo às 19h, nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf presidiu a Santa Missa. Acolheu a todos os presentes e os que acompanharam pelas redes sociais da Paróquia, dizendo sobre a importância de celebrar a Palavra de Deus neste Terceiro Domingo do Tempo Comum, conforme orientação do Papa Francisco.

Em sua homilia, podemos destacar:

“No Tempo Comum celebramos os grandes ensinamentos, a missão e o ministério público de Nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que chamou discípulos para caminhar com ele. E entre esses discípulos que chamou, escolheu doze para viver com ele, para aprender dele mesmo a missão que seguiria após sua morte e ressurreição.”

“O Evangelho fala sobre o chamado de quatro dos apóstolos. A afirmação colocada para nós é a seguinte: Jesus, após João ser preso, foi para Galileia pregando o Evangelho de Deus. Esta pregação consistiu no seguinte mandamento: ‘O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo’. Como compreendemos esta afirmação de Jesus? O povo não precisa mais esperar. O Messias tão esperado não virá em um futuro. Ele já está no meio do povo. Para que o povo possa vê-lo é necessário a conversão. Jesus já é a chegada do Reino de Deus.”

“Para acolher a chegada de Jesus é preciso crer no Evangelho. Crer no Evangelho é crer na Palavra de Deus. Crer na Palavra de Deus é crer no próprio Jesus, no próprio Deus. São João vai dizer para nós: ‘No início era a Palavra. A Palavra se fez carne. E veio habitar entre nós.’ Então não há separação entre o acolhimento do Evangelho, da Palavra de Deus e do acolhimento de Jesus. Quem disser que crê na Palavra, mas não crê em Jesus, é um mentiroso. Quando falamos que acreditamos na Palavra de Deus é porque acreditamos em Jesus em toda a sua inteireza. Tudo aquilo que ele pregou, ensinou e viveu.”

“A Palavra de Jesus está inteiramente ligada ao seu fazer, ao seu anunciar. Para que possamos acolher a novidade do Reino, acolher a Jesus é preciso converter, acolher a Palavra de Deus.”

Ao fim da Santa Missa, Padre Laurindo comunicou  sobre um novo desmembramento da Paróquia Sagrada Família. Em 2020, houve as comunidades repassadas para a Paróquia São Vicente de Paulo em Cônego Marinho e agora, em 2021, as comunidades dos Setores Nossa Senhora da Salette, São Pedro e São Tiago serão repassadas a futura paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, em Riacho da Cruz. O setor D. Anselmo (região de Onça, Areião) foi repassada também para a Paróquia São Vicente de Paulo, em Cônego Marinho. A Paróquia Sagrada Família ficará apenas com o Setor Pe. Berthier (comunidades urbanas) e o setor Apóstolo Paulo (região de Marreca e Tanque). Diante deste novo tempo, nosso pároco pediu a todos que possam ajudar com seus dons e talentos, bem como com assistência material para continuar a caminhada missionária.  Agora a comunidade religiosa de nossa paróquia será composta pelo Padre Laurindo, Pe. Herbert e Irmão Guilherme.

A Pastoral da Comunicação preparou artes especiais, com versículos da Bíblia, para que os fiéis pudessem refletir e meditar neste Domingo da Palavra de Deus. As artes foram compartilhas nas redes sociais da paróquia.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica.

Clique aqui para ver a íntegra da Santa Missa.

 

Texto e foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família