Pe. Laurindo: Celebrar a ressurreição é celebrar a certeza do Amor de Deus.

DPdestacada
Domingo de Páscoa 2017
abril 17, 2017
Logo Diocese Januária destacada
Contagem regressiva para o Jubileu Diocesano
abril 18, 2017

Pe. Laurindo: Celebrar a ressurreição é celebrar a certeza do Amor de Deus.

DPdestacada

A comunidade paroquial se reuniu na noite do Domingo de Páscoa, dia 16 de abril, para participar da Missa da Ressurreição.

A celebração foi presidida pelo nosso pároco o Pe. Laurindo, msf. Também estavam presentes o Frei Kauê e o Seminarista Thiago, msf que estavam fazendo missões durante a Semana Santa em comunidades de nossa paróquia e diocese.

Após proclamar o Santo Evangelho do dia Jo 20,1-9; Pe. Laurindo assim refletiu:

“Queridos irmãos e irmãs, ao celebrarmos o Domingo de Páscoa, nós celebramos o grito de alegria, celebramos a proclamação do Amor de Deus, celebramos o grito de vida. A vida que venceu a morte. A vida que rompeu com as trevas.”

“Duas figuras muito importantes em nossa Igreja, que nos ajuda a compreender a palavra e a viver como Igreja do ressuscitado. Uma dessas figuras é Pedro.”

“Pedro faz aqui um testemunho muito importante. Você não se lembra daquele que esteve ao nosso lado, que fez opção por nós, opção por justiça, opção pela misericórdia. Você não se lembra daquele que passou entre nós fazendo o bem? Ele mesmo afirmou que ele iria sofrer, que iria morrer, mas que iria ressuscitar ao terceiro dia?”

“São Paulo, como grande missionário da nossa Igreja, à luz do ressuscitado nos convida: abandoneis o homem velho, e abraçais a vida do homem novo. Procedamos como pessoas que carregam vivo o espírito do ressuscitado.”

“As realidades apresentadas nas leituras nos ajudam também a compreender que a nossa fé vai se dando gradativamente. O Evangelho escreve para nós esta escuridão que ainda permeia a vida dos discípulos. Aqui traz para nós a imagem da madrugada, ainda estava escuro, quando Maria Madalena foi ao túmulo. Ela não acreditava em tudo aquilo que tinha acontecido.”

“A atitude de ir ao túmulo percebe-se que Deus a iluminou, a revelou. E esta revelação ela foi contar para os discípulos. O corpo de Jesus ali já não estava. O Evangelho descreve que os discípulos Pedro e João saíram juntos. Eles não foram caminhando, mas correndo.”

DomingoPascoa
“Desta comunidade do túmulo, Deus a resgatou da morte, ao resgatar o seu Filho das trevas. Concedeu a ele o triunfo, a glória, a ressurreição. A ressurreição de Jesus é o grande marco da vida da Igreja e também da nossa vida. Celebrar a ressurreição é celebrar a certeza do Amor de Deus.”

“Nós temos consciência de que mesmo sem ver Jesus fisicamente, sabemos que Ele está aqui entre nós. Reconhecemos isto pela sua Palavra, pelo seu ensinamento deixado aos discípulos. Esta presença de Jesus é tão marcante, que esta mensagem, que esta Boa Notícia não ficou reduzida a uma realidade. Esta luz brilhou em uma região específica, mas Deus quis fazer que esta luz brilhasse não só para o povo de Israel, mas brilhasse para todos nós, comunidade que aqui se encontra, comunidade de Januária.”

“Esta luz é para que todos tenham vida e vida em abundância. Esta luz é para ressuscitar as muitas realidades de morte que ainda encontramos em nosso meio. Devemos iluminar a realidade dos drogados, devemos iluminar aqueles que ainda não tem casa, devemos iluminar aqueles que precisam de um incentivo para viver.”

“Iluminar tantas famílias que hoje se encontram divididas. Não devemos prender esta luz a nós. Mas é uma necessidade receber esta luz e fazer esta luz romper. Testemunhar onde precisa neste lugares que não distantes de nós.”

“A luz do ressuscitado nos leva a viver como jovens de espírito, jovem que acredita na vida, jovem que quer caminhar, jovem que quer ser fermento na massa, jovem que quer conquistar o mundo, jovem que quer ajudar. A presença do ressuscitado nos ilumina. A presença de Jesus ressuscitado nos provoca como batizados, para que nós vivamos a alegria de levar o Evangelho, de levar a mensagem deixada por Jesus. Aquele que morreu e ressuscitou nos deixou a missão de andar por onde ele andou.”

“Cristo ressuscitou como disse! Alegrai-vos! Isto deve ser nossa inspiração para enfrentar todas as realidades adversas que se opõem a vontade de Deus.”

Ao fim da Santa Missa, fez-se uma bela apresentação para nos apresentar o amor de Cristo Ressuscitado para conosco.

Leu-se também uma bela mensagem com os votos de nossos sacerdotes, movimentos e pastorais de uma Feliz e Santa Páscoa.

Também celebrou-se a Missa da Páscoa com as crianças na Matriz às 8h, e também nas comunidades de Pau D’Óleo e Riacho da Cruz.

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Foto 2: Gabriel Guedes / PasCom Sagrada Família
Foto 1: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família