Pe Laurindo: “A pedra foi retirada. Aquele que morreu não está mais morto.”

papadestacada
Papa: Em meio a guerras e pandemia, o Ressuscitado é a esperança
abril 4, 2021
semanasantacfcomunidadeestancianazare
Comunidade Nª Srª Nazaré refletiu os encontros da CF 2021 e Semana Santa
abril 7, 2021

Pe Laurindo: “A pedra foi retirada. Aquele que morreu não está mais morto.”

Domingo de Pascoa

Na manhã do domingo, 04 de abril de 2021, às 09h, na Igreja Matriz Sagrada Família,  juntamente com o Irmão Guilherme, msf, comunidade presente e os irmãos internautas, o Pároco Pe Laurindo Aguiar, msf  celebraram a Páscoa do Senhor. Toda a Igreja celebra a alegria da vitória sobre a morte.

Em sua homilia, o padre nos recorda que este domingo é dia do Senhor; depois de toda a experiência vivida na quaresma, na Semana Santa. Na noite anterior estávamos todos em Vigília Pascal, a celebração mãe de todas as celebrações, bem citou o padre.

“A Igreja em vigília que espera a ressurreição de Cristo, essa luz de Cristo resplandecer, rompendo com as trevas.”

“A vigília como celebração da luz, onde renovamos nossas promessas batismais. Celebração rica , central de nossa fé; como nos diz São Paulo: ‘Se Cristo não ressuscitar, vã é a nossa fé!’ É a luz do ressuscitado,  o crucificado , aquele que viveu, sofreu em decorrência desse mistério da vida de Cristo que rompe a morte.”

“A liturgia nos fala de várias situações – continua – de vários elementos importantes que nos ajudam a compreender a realidade da Ressurreição. Cristo, que marca não só a vida dos cristãos,  mais de toda a humanidade (O  antes de Cristo e depois de Cristo). O primeiro dia de uma história não mais atrelada a morte, mas a vida de Cristo que ressuscita e vive em plenitude junto do Pai, sentado à direita do Pai, na glória celeste.”

Maria Madalena é aquela ainda que vive o luto profundo,  que vai ao encontro do corpo , vai ao túmulo.  Para ela ainda não estava claro que Jesus havia ressuscitado. Quando São João nos fala do escuro, remete a realidade das trevas. Aquilo que impede o florescimento da luz ou ainda da vida. É aquilo que obscurece a vida, impede cada um de enxergar , de perceber a realidade. Que nos impede de de ver que Ele está fora do túmulo.

“A pedra foi retirada.  Aquele que morreu não está mais morto. Pedro em Atos nos diz: ‘Ele ressuscitou como nos disse!’ E Maria Madalena, com suas dúvidas, não tem respostas para si, fica pasma com a realidade que encontrou por ver que o corpo não está ali. Vai em busca do corpo e não de Jesus ressuscitado.  Assim, segue ao encontro dos discípulos, da comunidade, para avisar.”

“Existem muitas ‘trevas’, estamos como túmulos fechados. É preciso abrir,  despertar por um desejo sincero de chegar a verdade, e é isso que Maria Madalena faz no processo de crer, procurando as respostas com os irmãos. E eles saem  correndo para o túmulo (Pedro e João).
“João é aquele que de imediato entende, sem precisar adentrar. O seu amor por Jesus era o suficiente para ele Crer na ressurreição. Pedro entra e verifica, ele pensa de mais, tem dificuldade de perceber as ações de Deus no primeiro momento.”

Toda a Igreja neste dia celebra a Vitória da Vida sobre a morte. Fixemos também em nossos corações um trecho daquilo que nos diz o Santo Padre: “A luz do ressuscitado,  os nossos sofrimentos são transfigurados. Onde havia morte, agora há vida ; onde havia luta, consolação.  Ao abraçar a cruz, Jesus deu sentido aos nossos sofrimentos.”

O Padre finalizou a celebração agradecendo pelas lutas e experiências vividas no período quaresmal, na Semana Santa, por todas as orações, ao apoio de todos os internautas,  às famílias dos batizados e aqueles que permaneceram para a celebração Eucarística.

Às 19h, também aconteceu a Santa Missa da Páscoa na Matriz Sagrada Família.

Confira aqui a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Cristiana Nunes / PasCom Sagrada Família

Foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família