Pe. Herbert: Seja misericordioso, pois você também, já experimentou misericórdia.

Horasantadafamilia
Pe. Genivaldo: “Jesus nos recomenda: Devemos perdoar sempre”
agosto 14, 2020
livesnf2020
Live marcou o sexto dia da Semana Nacional da Família
agosto 15, 2020

Pe. Herbert: Seja misericordioso, pois você também, já experimentou misericórdia.

santamissasextodiasnf2020

Na sexta-feira dia 14 de agosto de 2020, celebramos o 6° dia das festividades da Semana Nacional da Família, com o tema: “Família e Compromisso com a Vida.”

A celebração foi presidida pelo Pe. Herbert Rohleder,msf; e concelebrada pelo Pe. Genivaldo Mendes,msf. O Ir. Guilherme também esteve presente.

Pe. Herbert, msf acolheu a assembleia que estava presente e todos os que assistiam a Santa Missa, por meio das redes de comunicação social.

O Evangelho, de São Mateus hoje, trata-se do perdão. Perdoe as pessoas, pois um dia você também foi perdoado. Seja misericordioso, pois você também, já experimentou misericórdia. Essa é a mensagem para nós.

Perdão, culpa e pecado: será que deixamos essa realidade tocar essencialmente a nós? Experimentamo-nos como pecadores? Provavelmente, lembramos logo de pessoas que tivemos necessidade de pedir o nosso perdão, nas quais a gente devia dar o perdão.

O que me toca e deixa as vezes triste é o fato de que na terra, o sacramento da penitência é um sacramento esquecido para muitos. Será que não nos envolvemos mais em culpa? Não necessitamos mais da misericórdia de Deus? Às vezes, escuto: ‘todos fazem “isso” e “aquilo”. O problema não está comigo, mas sim na lei. Eu não deveria  mudar, mas a lei deveria ser mudada.’

O que nos leva a esta mania, e inocência que sofremos, se todos os outros estão culpados, menos eu?

No fim, quem vence é o orgulho. O pecado original nasceu do orgulho, pois Adão e Eva, foram encantados com o orgulho. Abramos à misericórdia de Deus, com isso começa a compreensão.

Eu sou um pecador, eu necessito de conversão, necessito da misericórdia e dando esse passo, experimentarei a grandeza de Deus. Então se tornará também fácil passar esse perdão que recebi como presente de reconciliação e misericórdia aos outros.

Este é o caminho do Evangelho. O caminho que enfim nos conduz a paz e a alegria interior. Assim refletiu o presbítero em sua homilia.

Ao final da celebração, Pe. Genivaldo lembrou a comunidade da live que iria acontecer logo após a missa.

Texto: Yale Figueiredo / PasCom Sagrada Família
Foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família