Pe. Herbert: “A Legião de Maria é uma associação cujos membros se colocam integralmente a serviço”

papa
Os pais nos deram a vida, jamais insultá-los, pediu Francisco
setembro 19, 2018
noiteiroscmdestacada
Noiteiros nos Festejos de São Vicente de Paulo 2018 em Cônego Marinho
setembro 21, 2018

Pe. Herbert: “A Legião de Maria é uma associação cujos membros se colocam integralmente a serviço”

lmdestacada

O domingo, dia 16 de setembro, foi muito importante para nossa paróquia: a Legião de Maria celebrou seus 50 anos de existência.

A Santa Missa na Matriz Sagrada Família marcou o início das atividades do Congresso Legionário. Nosso vigário Padre Herbert, msf presidiu a celebração eucarística, que contou com a participação de grande quantidade de legionários.

Em sua homilia, o sacerdote ressaltou um pouco da história deste importante movimento. Veja como foi sua reflexão:

“Iniciamos nosso Congresso Legionário para celebração dos 50 anos de existência da Legião de Maria em nossa Paróquia com a celebração eucarística. 50 anos de evangelização. Inúmeros leigos e leigas passaram nestes 50 anos nas fileiras da Legião, lançando quase em toda a paróquia a sua semente de propor e levar o entusiasmo da fé às pessoas de nossas comunidades paroquiais.”

“Tive a felicidade de estar presente na fase de implantação da Legião de Maria em nossa diocese. Dom João Batista, bispo daquela época, incentivou os padres a fundar a Legião de Maria em suas paróquias, distribuindo alguns manuais da Legião para conhecerem e se familiarizarem com o Carisma desta Associação da Igreja.”

 lm1

“Escuto hoje ainda sua voz quando ele chamava a Legião de pupila dos meus olhos durante a missa celebrada no salão social que era a Igreja Matriz da Paróquia Sagrada Família. Ele disse ver o bom filho na Legião de Maria. Acredito que ela será uma bênção para nossa diocese. Tenho a maior alegria poder ver ela crescer em nossa diocese.”

“Pe. Martinho Kirscht, pároco de Espinosa, e Padre Alfonso, grande devoto de Maria Santíssima, foram os primeiros a abraçar este projeto. Os tempos passaram e também mudaram. Contudo, o resultado estamos vendo hoje aqui.  A Legião não faz barulho, não se destaca pela promoção de festas e eventos religiosos, não se coloca no centro, mas vai igual a Maria Santíssima, mãe de Jesus, colocando-se a serviço de Deus. Eis aqui o servo legionário do Senhor.”

“Tenho ainda uma foto com Dona Lenira Ribeiro Tomé e Irmã Maria Luiza sentadas na porta da Capelinha do Peruaçu com o manual da Legião em mãos, programando há 50 anos atrás a primeira reunião da Legião de Maria em nossa paróquia.”

“A Legião de Maria é uma associação cujos membros se colocam integralmente a serviço, tornando-se desta forma uma bênção tanto para si quanto para seus familiares.”

Em seguida, Padre Herbert comentou sobre o evangelho do 24º Domingo do Tempo Comum.

Os legionários participaram ativamente da Santa Missa através dos cantos, ofertório, preces. Enfim, foi um momento celebrativo muito bem preparado para homenagear a Legião de Maria.

lm2
Após o término da Santa Missa, os legionários se reuniram na cozinha atrás da Matriz Sagrada Família para tomar um delicioso café. Em seguida, se dirigiram até o Centro Social, onde se desenvolveu o Congresso Legionário que contou com a participação do Diretor Espiritual Pe. Herbert. O sacerdote fez a primeira palestra, permanecendo até o fim. Nosso pároco Padre Laurindo, msf também marcou presença. Anete, presidente do Comitium Mãe de Jesus Cristo, fez a segunda palestra, falando sobre o Espírito da Legião de Maria. Os representantes da Régia Nossa Senhora da Glória de Montes Claros falaram sobre as condições de admissão na Legião de Maria.

Já a tarde, aconteceu o momento mais esperado: a celebração do Jubileu de Ouro. Muitas homenagens a pessoas que fizeram e fazem parte da Legião nesses 50 anos. Destacaram-se as homenagens ao Padre Herbert e as irmãs Dária e Terezinha, que são grande colaboradoras da Legião, sempre ajudando no que for preciso.

O Congresso foi finalizado com o bolo dos 50 anos e os parabéns cantado com o som de sanfona do convidado Santana do Candial, que veio com toda alegria. Santana do Candial fez uma música para o fundador da Legião de Maria em Januária, o nosso saudoso Padre Alfonso. Esse momento emocionou a todos.

Nágila, vice-presidente do Comitium Mãe de Jesus Cristo, agradeceu em nome da coordenação: “Agradeço a todos que colaboraram para que este Congresso acontecesse com sucesso. Ao nosso Diretor Espiritual Pe. Herbert; Pe. Laurindo que também esteve nos apoiando; a Ricardo e Luciene, os representantes da Régia de Montes Claros que vieram fazer a palestra; a todos os legionários que fizeram parte, que colaboraram de uma forma ou de outra para que o congresso fosse um sucesso; a cada um que trabalhou neste congresso.”

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica.

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Colaboração: Nágila / Legião de Maria
Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família e Luciano Mendes / Legião de Maria