Pe. Genivaldo: “Você está se colocando a serviço por amor?”

Festa da Misericórdia
Participe da Novena e da Festa da Misericórdia
abril 9, 2020
SextafeiraSanta2020
Irmão Guilherme: “Em Jesus um coração humano amou plenamente a Deus.”
abril 11, 2020

Pe. Genivaldo: “Você está se colocando a serviço por amor?”

Quintafeirasanta2020

Na Quinta-feira Santa, 09 de abril de 2020, com a Matriz Sagrada Família sem a presença da assembleia por causa da Pandemia Covid-19, aconteceu a Santa Missa da Ceia do Senhor.

A celebração eucarística foi presidida pelo nosso vigário Pe. Genivaldo Mendes, msf e concelebrada pelos Padres Laurindo Aguiar, msf e Herbert msf.

Pe. Genivaldo acolheu a todos os fiéis que acompanharam pelas redes sociais. Na Quinta-feira Santa a Igreja recorda a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio.

Em sua homilia, Pe. Genivaldo assim nos orientou:

Hoje fazemos memória da Santa Ceia do Senhor. A instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Homens que amando a Jesus, observando seu exemplo de vida, apaixona-se por ele. São capazes de renunciar toda a sua vida, toda a sua família, para colocar-se a disposição do Povo de Deus. Colocando a serviço da Igreja, para levar a Boa-notícia ao Povo de Deus. Homens como vocês que optam para servir a Jesus. Por isso, agradeço a Deus pelo dom da vida destes meus coirmãos que entregaram sua vida por causa do Evangelho, por causa de Jesus.

Neste Evangelho, de São João, era antes da Festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado sua hora de passar para ao Pai. Jesus cumpriu bem a tarefa que o Pai lhe confiou, de levar a Boa-nova àquelas pessoas que eram exploradas pela força, pelo poder do mal. Jesus vem este mundo para fazer a vontade de Deus. Por isso Jesus é levado a ser crucificado Porque incomodou as autoridades. Jesus bem sabia que esta hora ia chegar. Então ele resolver reunir com os discípulos em um lugar adequado para que eles pudessem conversar e assim instrui-los. Jesus estava preparando para a sua Páscoa.

Assim como você, em suas casas, neste tempo de pandemia, Jesus teve tempo de reunir com os seus. Você vai reunir-se com seu familiar para sentar a mesa, para dialogar, conviver, com calma, fraternidade e amor. Nada melhor do que este momento em nossa casa para observamos a necessidade do outro.

Como bem sabemos desta passagem, Jesus toma um pedaço de pão e reparte com os seus, dizendo Este é meu corpo que será entregue por vós, por amor a vocês. A princípio os discípulos não compreendem esta fala de Jesus. Ao terminar de comer este pão, Jesus toma o cálice com o vinho. Tomai todos e bebei. Este é o cálice para a remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim.  Jesus sabia o que estava sabendo. Era o momento de sua despedida. Estava com os pecadores, com os excluídos. Mas Jesus queria deixar uma mensagem. Você já teve uma oportunidade de despedir de alguém?

Este pão que Jesus repartiu e tomou compete agora aos seus discípulos. Este momento é muito importante para nós cristãos, para alimentar do corpo e do sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Quando alimentamos desta hóstia nos tornamos verdadeiros Cristos, com a missão de levar este pão que nos alimentou a todos que estão necessitados deste pão. Temos a missão de doar este pão para os mais necessitados. Este gesto de Jesus é um gesto de amor.

Estamos vivendo nesta pandemia, um momento em que muitas famílias estão passando por necessidade. Neste tempo os casais começam a discutir porque não tem o pão para dar aos seus filhos. Como cristãos temos que abrir nossos olhos.

Muitos médicos, mesmo não sendo cristãos, agem como cristãos, doando sua própria vida. Isto é ser sinal de Jesus na vida do outro. Você está alimentando os seus com este pão eucarístico? Você está se colocando a serviço por amor? Você é capaz de repartir o pão com o seu colega?

O que importa para nós hoje, é sermos pessoas capazes de se doar, de se colocar a serviço dos mais necessitados. Por isso Jesus nos deixa um belo exemplo para nós. Derramou água em uma bacia e começou a lavar os pés de seus apóstolos. Quando termina a ceia, ele deixa outro exemplo, este serviço de doação. Eu não estou aqui para ser melhor do que vocês não. Estou aqui para servi-los. Jesus inverte os valores. Hoje pensamos que as pessoas que devem nos servir. Eu sou grande, eu sou doutor. Jesus inverte os valores. Esta inversão de valores é de suma importância para nossa vida. Achamos que somos melhores que outros. Jesus mesmo sendo o maior se colocou sendo o menor. Jesus nos deixa este exemplo.

Se os discípulos cultivassem o amor entre eles, eles permaneceriam fortes. Por isso Jesus nos deixou este exemplo para nós. O que que Jesus quer de nós? Ele não quer somente a nossa humildade. Ele quer que sejamos obedientes a sua Palavra, aos seus mandamentos. Por isso ele diz amai-vos uns outros como eu vou amei. Jesus nos ensina a ser fermento. O amor, o respeito, a fraternidade, deve ser concretizado sempre.

Ao término da celebração, Pe. Genivaldo conduziu um profundo momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, pedindo ao Nosso Senhor Jesus Cristo, por todos nós e nossas maiores necessidades.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família