Pe. Genivaldo: “Não teve como fugir do seu amor!”

liveleigoseleigasdestacada
A importância dos cristãos leigos e leigas na Igreja foi tema da quarta live promovida pela Diocese de Januária
agosto 28, 2020
papadestacada
Nomeado o novo Núncio Apostólico para o Brasil
agosto 30, 2020

Pe. Genivaldo: “Não teve como fugir do seu amor!”

5anosordenacaoPeGenivaldo

Na noite de 28 de agosto, em que a Igreja celebra Santo Agostinho, aconteceu na Matriz Sagrada Família a Santa Missa em ação de graças pelos 5 anos de ordenação do nosso vigário Padre Genivaldo Mendes, msf.

Antes da Santa Missa, aconteceu o segundo dia do tríduo em preparação ao Dia dos Catequistas.

A comunidade paroquial também esteve presente, seguindo as normas de segurança neste tempo de pandemia, para rezar e agradecer a Deus pela missão de nosso querido vigário.

Pe. Genivaldo presidiu a Santa Missa. Nosso outro vigário, Pe. Herbert, msf concelebrou. Também esteve presente o Irmão Guilherme, msf.

Em sua homilia, Pe. Genivaldo assim refletiu:

“Estimados catequistas, hoje vocês rezaram o segundo dia do tríduo em preparação a este tão especial para a Igreja que é o dia do Catequista. Pessoas que com muito amor e carinho, bondade, sem interesse, disponível ao serviço do Reino, se colocam a serviço da Igreja, para educar as crianças, os jovens na fé. Por isso, digo a vocês catequistas, assim como Paulo hoje ensina para nós, que sua vocação é pregar o Evangelho, ou seja, é anunciar a Cristo crucificado. Por isso, também compete a vocês catequistas, e também a nós padres, Padre Herbert e eu, fazemos parte da Congregação dos Missionários da Sagrada Família, nossa vocação também é pregar o Evangelho, anunciar a Cristo crucificado, mostrar para o povo de Deus e aqueles que querem servir a Cristo, se tornar verdadeiros cristãos, o quanto é importante servir a Deus.

“É o próprio Cristo que nos chama, que nos capacita.É o Cristo que nos forma, nos dando coragem, capacidade, prudência para anunciá-lo. Para anunciá-lo é preciso ter fé, é preciso acreditar no Reino de Deus, é preciso acreditar no amor de Jesus. E acreditando em Jesus, vamos descobrindo nossa verdadeira vocação. Hoje completando cinco anos de missão presbiteral, confesso a vocês que ouvi o chamado de Cristo. Talvez tentei fugir da sua voz, fingir que não estava escutando, mas não teve jeito. Ele insistiu: Vamos!. Não teve como fugir do seu amor!”

“No Evangelho, o noivo é o próprio Jesus. Das jovens cinco eram imprevidentes e outras cinco previdentes. As jovens previdentes são as pessoas que acolhem a proposta do reino, os ensinamentos de Jesus.(…) E as imprevidentes? São aquelas que pensam em si só. Talvez acreditam em Deus, mas não quer acolher a palavra de amor, de justiça.”

“Eu como cristão, estou em vigilância? Estou procurando ser prudente em minhas ações, em minhas falas. Se não, posso correr o risco como as jovens imprevidentes. Elas vacilaram pois não estavam esperando o noivo.”

“Foi atendendo a este chamado de Jesus que me coloquei a seu serviço.  Assim como vocês também catequistas, procurai sempre servi. Não preocupeis com o que falar. É o próprio Jesus que vai nos capacitando no momento certo, para superar as barreiras, as dificuldades.”

Ao fim da Santa Missa, o casal coordenador da Pastoral Familiar Fabiano e Gisneia prestou uma belíssima homenagem ao Padre Genivaldo em nome de todos os movimentos, pastorais e serviços. Veja um trecho desta homenagem.

“Obrigado por dizer SIM ao chamado de Deus todos os dias desses cinco anos,mais precisamente por 1.826 dias. Obrigado por permitir-se ser instrumento de paz, amor, caridade e fé! Que seu ministério seja cada vez mais fecundo e virtuoso, que nos ajude a sermos cada vez mais pessoas melhores, que nos aproxime cada vez mais da face de Deus…”

A comunidade preparou um delicioso bolo, que o presbítero fez questão de repartir com a assembleia. Após cantar os parabéns, o Pe. Genivaldo soprou a vela e recebeu algumas lembranças da comunidade paroquial.

Clique aqui para ver a íntegra da mensagem de parabéns ao Padre Genivaldo.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

Clique aqui para rever a transmissão da Santa Missa e a homilia completa do Padre Genivaldo.

Texto e Foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Texto Homenagem: Gisneia Correia / Pastoral Familiar Sagrada Família