Pe. Genivaldo Mendes: “Vamos evangelizar, vamos levar a palavra de Deus a todos os povos.”

papa destacada
Papa: o Espírito Santo é o reconstrutor da esperança
junho 16, 2019
RetiroIAM2019
Infância e Adolescência Missionária promoveu retiro
junho 17, 2019

Pe. Genivaldo Mendes: “Vamos evangelizar, vamos levar a palavra de Deus a todos os povos.”

conegomarihodestacadaparoquia

O dia 16 de junho de 2019 entrou para a história da Diocese de Januária, da Paróquia Sagrada Família de Januária e também da população de Cônego Marinho/MG.

Neste dia foi oficializada a criação da Paróquia São Vicente de Paulo, desmembrada da Paróquia Sagrada Família.

Para marcar este dia histórico, aconteceu a Santa Missa na agora Matriz São Vicente de Paulo. A celebração eucarística foi presidida pelo bispo diocesano D. José Moreira e concelebrada pelos Padres Laurindo Aguiar, msf; Genivaldo Lopes, msf e Genivaldo Mendes, msf.

Já no início da Santa Missa, Pe. Laurindo leu os seguintes documentos: Decreto de Criação da Paróquia, Decreto de nomeação do Administrador Paroquial e da Provisão do Administrador Paroquial da Paróquia São Vicente de Paulo, que mostram o nascimento da nova paróquia.

O Santo Evangelho foi proclamado pelo Pe. Genivaldo Mendes. D. José em sua homilia, refletiu sobre este importante dia para Cônego Marinho.

“O superior provincial da Congregação dos Missionários da Sagrada Família, Pe. Genivaldo Lopes, em respeito ao convênio com a Diocese de Januária, autorizou a criação da Paróquia aqui (Cônego Marinho), desmembrando da Paróquia Sagrada Família em Januária.”

D. José também agradeceu a presença de Pe. Laurindo e das autoridades civis presentes nesta Santa Missa.

“A partir de hoje, juridicamente, haverá uma independência. Na segunda-feira, irei levar os documentos lidos aqui para criar o CNPJ desta paróquia. O aniversário da Diocese foi dia 15 de junho. E no dia 16 estamos aqui para criar esta nova paróquia. No dia da Santíssima Trindade, no mês do Sagrado Coração de Jesus, mês de Santo Antônio, mês de São Pedro, mês de São Paulo, mês de São João Batista.”

“Neste dia da Trindade Santa, a primeira leitura nos mostra o Pai, falando da Criação. Na segunda leitura, nos fala do Salvador, Jesus, a segunda pessoa da Santíssima Trindade. E no Evangelho fala-se do Espírito Santo.”

“Neste dia da Santíssima Trindade, é instituída a paróquia São Vicente de Paulo. São Vicente, um exemplo de santo, de pobreza, que cuidou dos pobres. Foi um homem pobre, simples.”

“Eu como bispo desta diocese, 10 anos e 6 meses, já foram criadas as seguintes paróquias ou providenciados padres: Santa Fé de Minas, Pintópolis, Juvenília, Miravânia, São João das Missões, São Joaquim, Serra das Araras e agora Cônego Marinho vai ter padre. A Igreja não caminha sem o padre. A Igreja caminha com dois pés: a Eucaristia e a Palavra. Quem celebra a Eucaristia? Só o padre. Atender o povo, escutar o povo, só o padre.”

“A missão do padre é escutar o jovem, escutar a criança, escutar o idoso! Caminhar com o povo de Deus!”

“Fico feliz em criar esta paróquia em Cônego Marinho. E com um padre da Sagrada Família. Quase 60 anos de trabalho da Congregação dos Missionários da Sagrada Família em nossa diocese. Os bispos que me antecederam D. João Batista, D. Anselmo, eram da Sagrada Família. Peço a Deus pelo trabalho que os Missionários da Sagrada Família prestaram nesta Diocese. Os alemães que vieram para este Norte de Minas. Em cima desta história, devemos dar um passo a frente.”

D. José relatou um pouco de sua história sofrida no Tocantins.

“Nossa caminhada é ir para o céu. Jesus nos envia o Espírito Santo para que não fiquemos sozinhos. Para ir para o céu. Eu vou para o céu. Tem cruz no caminho, tem dificuldades. O padre e o bispo tem que saber carregar sua cruz.”

“Quando cheguei aqui as crianças rezando o terço, que maravilha. Como trabalhar este corpo que é a Igreja? A sede é aqui, mas como trabalhar em rede de comunidades? Eu louvo a Deus por tudo que pode ser feito para que este mundo seja melhor.”

No ofertório, foi entregue ao Pe. Genivaldo Mendes os livros que serão utilizados nos registros paroquiais.

Ao fim da Santa Missa, foram várias manifestações em agradecimento ao bispo diocesano: fiéis da Comunidade, o prefeito Agidê, o pároco da Paróquia Sagrada Família Padre Laurindo Aguiar e o Superior Provincial da Congregação dos Missionários da Sagrada Família Pe. Genivaldo Lopes.

Pe. Laurindo leu a ata de criação da paróquia. Em seguida, Pe. Genivaldo Mendes, agora Administrador Paroquial, também fez um breve pronunciamento:”Amados e amadas de Deus, vocês estão felizes? Eu também estou. Estou muito feliz assim como vocês por esta criação desta paróquia São Vicente de Paulo. Quero cumprimentar meu superior provincial Pe. Genivaldo Lopes, meu coirmão Pe. Laurindo, cumprimento e agradeço de modo especial D. José Moreira pela confiança a nós depositada. Cumprimento as autoridades executivas, na pessoa do prefeito Agidê, os nossos irmãos vereadores. Vocês viram que a missão é árdua, mas estou muito feliz porque tenho apoio e confiança do Povo de Deus, que são vocês. O que precisar pode contar comigo. Estou aqui para levar o Reino de Deus, para levar a boa nova a todos vocês. Mas para isso é preciso o apoio. A colaboração de cada um de vocês. Aos que vieram de Januária, Deus abençoe a cada um de vocês. A partir de agora, nova formação, novo conselho. São muitos compromissos a partir de agora. E a responsabilidade aumenta cada vez mais. Me considero agora um cônego marinhense. Só tenho a agradecer a vocês e peço muita oração. Como vocês vão rezar por mim, estarei rezando para cada um de vocês. Vamos evangelizar, vamos levar a palavra de Deus a todos os povos.”

Ao término da Santa Missa, todos os presentes se deliciaram com um almoço carinhosamente preparado pela comunidade paroquial de Cônego Marinho.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Foto: Fabrício Alves / PasCom São Vicente de Paulo