Pe. Genivaldo Mendes: Jesus disse que não nos deixará órfãos.

papa
Francisco no Regina Coeli: o Espírito Santo ilumina e sustenta nossos passos
maio 17, 2020
papadestacada
O Papa: os homens e mulheres que rezam sabem que a esperança é mais forte que o desânimo
maio 20, 2020

Pe. Genivaldo Mendes: Jesus disse que não nos deixará órfãos.

Missasextodomingodapascoa

Na noite de 17 de maio de 2020, aconteceu a Santa Missa do 6º Domingo da Páscoa na Matriz Sagrada Família. O vigário Pe. Genivaldo Mendes, msf presidiu a celebração, que foi concelebrada pelo Padre Laurindo Aguiar, msf. Irmão Guilherme, msf também esteve presente.

O vigário acolheu a todos que acompanhavam a Santa Missa pelos meios de comunicação.

Em sua homilia, Pe. Genivaldo refletiu sobre as leituras do dia, que já nos preparam para a Festa de Pentecostes. Veja alguns detalhes:

Hoje no Evangelho escutamos este discurso de despedida de Jesus para com seus discípulos. E Jesus, ao despedir, diz a eles as últimas recomendações para que concretizem e que façam com amor. ‘Se me amais, guardarei meus mandamentos. ’ é o apelo de Jesus neste momento de despedida aos seus discípulos. Jesus diz: o meu único mandamento é ‘Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. ’ 

 Os discípulos começam a ficar tristes, pois percebem que está chegando a hora de partir.

 Jesus promete mais: ‘se vocês guardarem os meus mandamentos, eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Defensor.’ Estamos aproximando da Festa de Pentecostes. E o que Jesus promete é o Espírito Santo Paráclito, para que eles tenham ânimo de continuar a missão. Que lindo esta promessa que Jesus faz aos discípulos. Só receberá o Espírito Defensor aquele que é capaz de amar a mim e a seus irmãos. Se vocês me amarem não vou deixar vocês sozinhos jamais. Mas é preciso que vocês me amem. Jesus disse que não nos deixará órfãos, que estará sempre conosco, mesmo nos momentos mais difíceis da sua vida.

 Jesus voltou para o Pai e prometeu a todos que nele crer o seu Espírito, o Defensor. Como perceber a presença de Jesus neste tempo tão difícil que estamos vivendo? Como o Espírito de Deus age em nós? Através de um gesto que alguém nos demonstra, seja através de uma palavra de carinho, quando estamos desesperados, e clamamos a Deus, onde estás? É assim que o Espírito Santo age em nossa vida. Ele age através das pessoas bem próximas de nós. É preciso estar atentos a estas vozes. Mas, só será possível, se acolhermos verdadeiramente a Palavra de Deus, se nós o amarmos.

Que guardemos o seu único mandamento, o mandamento do amor. É difícil amar o próximo. Neste tempo tão difícil, será que sou capaz de amar? A primeira carta de São Pedro nos diz claramente, devemos amar as outras pessoas assim como Jesus nos amou. Esta pergunta fazemos ainda hoje.

Como os cristãos devem reagir diante das provocações que estamos vivendo? Primeiro, reconhecer em nossos corações a santidade de Cristo mediante a fidelidade ao seu Evangelho. Reconhecer no Evangelho o amor de Deus para conosco. Não é porque alguém nos agride, que devemos agir da mesma forma. Jesus nos ensina a agir de outra forma, responder a todos com respeito. Eu respeito o meu irmão?

 Outro modo, mansidão. O cristão deve estar procurando sempre a mansidão. Às vezes, não é fácil diante de uma injustiça, agir com mansidão. E nunca com agressividade. A gente observou Jesus espancando alguém? Eu vim para trazer a paz. Olha o que Ele quer de nós. Agir sempre com delicadeza. De forma respeitosa e amorosa para com o próximo. Como devemos agir diante de toda a dificuldade que nos é imposta? Nunca pagar o mal com o mal. Optar sempre pelo bem. Se tivermos a capacidade de fazer o bem, faça. O próprio Jesus sofreu a morte em sua existência humana, mas recebeu vida nova pelo Espírito. Nossa recompensa será a vida em Deus. 

 

Ao fim da Santa Missa, ocorreu uma emocionante homenagem a Nossa Senhora através da coroação.

 

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Foto: Reprodução Canal do Youtube Paróquia Sagrada Família de Januária