Padre Laurindo: “Nesta semana iremos celebrar o ápice da nossa fé.”

cursopastoraldobatismo
Pastoral do Batismo promoveu formação online
março 29, 2021
Segundafeirasanta2021
O que estamos oferecendo a Jesus?
março 30, 2021

Padre Laurindo: “Nesta semana iremos celebrar o ápice da nossa fé.”

Domingo de Ramos

No dia 28 de março de 2021, (domingo), aconteceu a Santa Missa de Ramos às 18h na Matriz Sagrada Família de Januária.

O Domingo de Ramos é uma festa cristã, celebrada no domingo anterior à Páscoa. É o início da Semana Santa, semana maior para todos os cristãos católicos.

A Santa Eucaristia foi presidida pelo nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf. O Frater Guilherme, msf também esteve presente.

O nosso pároco e seus auxiliares fizeram uma pequena entrada, para abençoar os ramos dos fiéis que ali estavam presentes, para marcar este dia, já que não pôde acontecer a procissão. Todos os cuidados necessários foram tomados em prevenção à Covid-19.

O presbítero saudou a comunidade com as boas-vindas aos presentes, e a todos os que acompanhavam pelos meios de comunicações sociais.

“Em outros anos o nosso momento penitencial, era a nossa caminhada penitencial pelas ruas da nossa Paróquia. Infelizmente esse ano não foi possível, mas aqui estamos com muita esperança e alegria no nosso coração por saber que Deus nos ama e quer se entregar por cada um de nós.”, enfatizou o Padre Laurindo no início da celebração.

“Queridos irmãos e irmãs, começamos o Domingo de Ramos, início da Semana Santa, esta semana  conhecida como a ‘semana maior’. Depois de quatro semanas preparatórias em que nós buscamos aprofundar a nossa vida de oração, a escuta da Palavra de Deus,  o exercício da caridade, da penitência, nós chegamos nesta semana em que iremos celebrar o ápice da nossa fé.”

“Esta Santa Celebração é composta de duas dimensões: sair pelas ruas, aclamar, manifestar Jesus como rei , aquele que vem para libertar todo o povo, de modo especial do pecado. O segundo momento que já realizamos na nossa Igreja, totalmente diferente, é a celebração que fazemos memória da Paixão de Jesus.”

“O dia que narramos a Paixão é na Sexta-feira, que é o único dia no ano que não se celebra a missa, porque aquele que é o sentido maior da celebração, morre. Celebrar esta Santa Eucaristia, é celebrar a abertura do nosso coração, é celebrar a proposta que Deus nos faz, de com Jesus participar , viver com ele e também morrer. Participar dos sofrimentos e das suas dores.”

“Que esta Santa Eucaristia nos ajude a viver o projeto de Deus, a compreender a Palavra de Deus, a não lavar as mãos diante das muitas situações de injustiça, de violência. Mas onde há essa injustiça, onde há essa violência, essa divisão que a gente possa com Jesus, ser esse sinal de unidade, sinal de paz, sinal de amor.” , muito bem ressaltou o presbítero.

No final da celebração, Padre Laurindo avisou a comunidade como seria a agenda da Semana Santa. E concedeu  a bênção final.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Yale Figueiredo / PasCom Sagrada Família

Foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família