Padre Laurindo: “A humildade tão presente na vida de São Vicente de Paulo deve ser para nós a regra.”

joaoberthierdestacada
Ousadia do Padre Berthier
setembro 26, 2020
papadestacada
Papa no Angelus: Jesus nos pede uma fé que muda a vida, não “de fachada”
setembro 27, 2020

Padre Laurindo: “A humildade tão presente na vida de São Vicente de Paulo deve ser para nós a regra.”

svp2020destacada

Mesmo em tempos difíceis da pandemia Covid-19, a Comunidade São Vicente de Paulo (bairro Novo Milênio) promoveu os festejos em homenagem a seu padroeiro.

Houve um tríduo em preparação a festa, começando na quarta-feira, dia 23 de setembro com a Santa Missa presidida pelo Padre Álvaro. Na quinta-feira, a Santa Missa foi presidida pelo nosso vigário Pe. Genivaldo Mendes, msf e na sexta-feira, o Bispo D. José Moreira presidiu a celebração eucarística.

No sábado, 26 de setembro, aconteceu o grande momento celebrativo. Às 18h, saiu uma carreata em frente à Matriz Sagrada Família em direção à Capela.

A imagem de São Vicente de Paulo foi à frente. Ao chegar na Capela, os festeiros conduziram a imagem até o altar. A comunidade acolheu com alegria a imagem deste tão querido santo.

A Santa Missa foi presidida pelo nosso pároco Padre Laurindo Aguiar, msf. A celebração aconteceu do lado externo da capela. As cadeiras foram colocadas de forma a manter o distanciamento entre os fiéis, garantindo a segurança frente ao coronavírus.

Em sua homilia, Pe. Laurindo assim refletiu:

“Hoje celebramos o padroeiro desta comunidade, que tem São Vicente como patrono. As festividades de uma comunidade são sempre motivo de alegria. Sempre oportunidade de dar razão a nossa fé, ao nosso batismo.”

“A Palavra de Deus é carregada de poder. É preciso obedecer e trabalhar. A Primeira Leitura provoca a todos nós. Sempre contamos com a misericórdia de Deus. O homem não se salva por si mesmo. Que possamos perseverar nos caminhos do Senhor. Não seremos julgados pelo bem que fazemos, mas pelo mal que praticamos.”

“O convite para a gente é sempre viver o Amor de Deus. É o grande desafio para todos nós.”   

“A humildade tão presente na vida de São Vicente de Paulo deve ser para nós a regra. A Sociedade de São Vicente de Paulo tem quantos anos em Januária? Mais de 100 anos. A Sociedade de São Vicente de Paulo trabalha há mais de um século em nossa região de Januária, exercendo algo fundamental para nós cristãos: a caridade.”

“O próprio Jesus disse: ‘Estive com fome, e me destes de comer,(…)’, para percebermos a dimensão do cuidado. Nossa fé vem acompanhada da prática.”

Concluindo sua homilia, Padre Laurindo motivou a assembleia a cantar a música de São Vicente: “São Vicente amigo dos pobres, amigo da gente, amigo de Deus.”

Ao fim da Santa Missa, Pe. Laurindo pediu as crianças para que viessem até a imagem de São Vicente de Paulo, onde rezou a oração em honra ao Santo. Foi um momento muito bonito.

Célia Gonçalves, representando o Conselho da Comunidade, agradeceu a todos os festeiros e a todos que colaboraram para a realização dos festejos de São Vicente de Paulo em 2020, mesmo neste tempo de pandemia. Avisou ainda sobre a ação entre amigos de uma bolsa térmica e de um conjunto de sabonetes. Lembrou também sobre a feijoada no domingo, 04 de outubro, que será entregue na Cozinha da Paróquia Sagrada Família, localizada ao fundo da Matriz.

Pe. Laurindo concedeu a bênção final, pela intercessão de São Vicente de Paulo.

Ainda haverá a Celebração da Palavra no domingo a noite, dia de São Vicente de Paulo, presidida pelo Ministro Welington Neves.

 
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto e Foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família