Domingo de Ramos
Padre Laurindo: “Nesta semana iremos celebrar o ápice da nossa fé.”
março 30, 2021
papadestacada
O Papa: neste Calvário de morte, Jesus sofre nos seus discípulos
março 31, 2021

O que estamos oferecendo a Jesus?

Segundafeirasanta2021

Na segunda-feira, 29 de março, a Igreja continua a celebração da semana maior, em que experimentamos o mistério, que envolve a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, nos explicou nosso Pároco Padre Laurindo Aguiar, msf, que presidiu a Santa Missa.

Em sua homilia, assim nos falou:

A palavra dessa segunda-feira santa nos remete para momentos importantes do Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele estava na cidade de Betânia, onde se reuniu com seus amigos, Maria, Marta e Lázaro, em uma verdadeira ceia. Traz também a figura de Judas Iscariotes.

Mostra-nos a figura do servo de Deus. É uma imagem silenciosa, que nos leva ao mistério, que estamos a celebrar nesta semana. Uma imagem silenciosa do filho de Deus, que passa por vários sofrimentos para nos salvar.

Aquele que possui a alma de Deus e que foi escolhido para uma missão nada fácil, mas de suma importância para o povo. O espírito de Deus está com ele, para acompanhá-lo nessa difícil missão de ser servo do Senhor.

A primeira leitura fala da missão de estabelecer a justiça na terra. Mas não é a justiça da lei dos homens. No sentido bíblico, justiça é a fidelidade a Deus, a obediência. É a lei e a vontade de Deus.

Dessa forma, se há justiça em uma comunidade, ela está saudável. E como perceber? As escrituras nos mostram que onde há amor ao próximo e fidelidade a Deus, ali há justiça. E assim, quanto mais brigas e conflitos em uma sociedade, mais injusta ela é. A harmonia é um grande sinal da presença e da justiça de Deus.

O servo de Deus não levanta a voz, o seu grito é silencioso e se faz ouvir através do seu testemunho, na sua coerência de vida e naquilo que faz.

O evangelho nos remete a vida de Jesus, no amor que ele carrega nos encontros com seus amigos. A ceia nos remete a ideia de comunhão de vida e de sentimentos.  Momento de render e dar graças a um Deus que tanto nos ama.

Maria oferece a Jesus o perfume mais caro, preocupando-se em lhe dar o que ela tem de melhor, enquanto Judas se preocupa apenas em retornos financeiros. Será que nós oferecemos a Jesus e ao nosso próximo o que temos de melhor? Devemos oferecer todo o nosso amor a Jesus e ao nosso próximo tudo o que temos, o nosso afeto, carinho e gratidão.

Que na união das nossas forças possamos sempre louvar a Deus, sendo sinal de justiça, de paz e verdadeiramente a exemplo de Cristo, sermos servos de Deus.

Ao final da Santa Missa Padre Laurindo falou da programação da Semana Santa, que está disponível nas mídias sociais da Paróquia e que você pode acessar através do link: http://www.sagradafamiliajanuaria.com/programacao-da-semana-santa-2021/.

Devido às restrições impostas pela onda roxa, adotada em todo o estado de Minas Gerais, nesta terça-feira e quarta-feira as celebrações penitenciais com confissão comunitária terão número reduzido de fiéis, não havendo mais vagas, que foram preenchidas por agendamento. Essas celebrações não serão transmitidas, voltando às transmissões na Quinta-feira Santa.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Reprodução Canal do Youtube