Mensagem de esperança marca última Missa com o Papa no Peru

papa
Papa na missa em Temuco: precisamos da riqueza que cada povo pode oferecer
janeiro 17, 2018
Catequesedestacada
Matrículas Catequese 2018
janeiro 24, 2018

Mensagem de esperança marca última Missa com o Papa no Peru

saudacao-do-Papa_Lima-Peru

Deus não se cansa de caminhar para alcançar seus filhos, disse o Papa frisando a presença de Deus nos caminhos de hoje

O último compromisso do Papa Francisco em sua viagem ao Peru neste domingo, 21, foi a celebração da Santa Missa na base aérea Las Palmas. O Santo Padre deixou uma mensagem de esperança, sobre a certeza da presença de Deus que se coloca em caminho na vida do homem: “Deus não se cansa e nunca se cansará de caminhar para alcançar os seus filhos”, afirmou.
A reflexão do Papa partiu das leituras bíblicas deste domingo, que mostram o chamado de Deus a Jonas, colocando-o em caminho rumo à cidade de Nínive, e o Evangelho em que Jesus se coloca em caminho rumo à Galileia para pregar a boa notícia. “Ambas as leituras nos revelam Deus em movimento diante das cidades de ontem e de hoje. O Senhor se coloca em caminho: vai a Nínive, à Galileia, a Lima, a Trujillo, a Puerto Maldonado…o Senhor vem aqui. Coloca-se em movimento para entrar na história pessoal e concreta”.

Francisco considerou que também hoje pode acontecer como aconteceu com Jonas: a tentação de fugir, de esconder-se, diante de situações de dor e de injustiça que hoje se repetem. Tais situações podem provocar a chamada “síndrome de Jonas”, que é um espaço de fuga e de desconfiança, um espaço para a indiferença.
Por outro lado, o Papa destacou na homilia que Jesus, diante do acontecimento doloroso e injusto que foi a prisão de João Batista, entrou na Galileia e começou a semear aquele que seria o início da maior esperança: o Reino de Deus está próximo, Deus está em meio a nós.

“Jesus chamou os seus discípulos a viver no hoje aquilo que tem sabor de eternidade: o amor por Deus e pelo próximo; e o faz na única maneira em que pode fazê-lo, da maneira divina: suscitando a ternura e o amor misericordioso, suscitando a compaixão e abrindo os seus olhos para que aprendam a olhar a realidade de modo divino”.

E assim como naquele tempo Jesus percorreu a cidade, vendo, ouvindo, dando atenção a quem precisava, o mesmo Ele continua fazendo nos dias de hoje, ressaltou o Papa. “Jesus continua a caminhar pelas nossas estradas, como ontem continua a bater às portas. A bater aos corações para reacender a esperança e os anseios: que a degradação seja superada pela fraternidade, a injustiça vencida pela solidariedade e a violência apagada com as armas da paz”.
Angelus com o Papa no Peru: não se pode “photoshopear” o coração

Falando aos jovens reunidos para a oração mariana, Francisco destacou que Jesus ama cada um como é, não se deve “maquiar” o coração

Confiar em Jesus, que ama cada um como é; não se pode “photoshopear” o coração. Essa foi, em resumo, a reflexão central do Papa Francisco antes do Angelus deste domingo, 21, na Praça das Armas, em Lima, capital do Peru. No último dia de sua visita ao país, Francisco se reuniu com jovens e demais fiéis para a oração mariana.
O Santo Padre manifestou sua satisfação de estar com os jovens, em especial neste ano em que será realizado um Sínodo dos Bispos sobre os jovens. “Os vossos rostos, as vossas aspirações, a vossa vida são importantes para a Igreja: devemos dar-lhes a importância que merecem e ter a coragem que demonstraram muitos jovens desta terra que não tiveram medo de amar e apostar em Jesus”.

Aos jovens reunidos na Praça das Armas, o Papa indicou o exemplo de São Martinho de Porres, que teve confiança no Senhor e, sendo como era, nada o impediu de realizar seus sonhos, de amar, de gastar a vida pelos outros. “A cada um de nós, o Senhor confia alguma coisa e a resposta é confiar Nele. Cada um de vocês pense nisso agora, ‘o que o Senhor me confiou’?”.

Francisco reconheceu que há momentos difíceis, quando podem surgir pensamentos negativos, mas é preciso seguir em frente, confiando. “Queridos amigos, nesses momentos em que parece apagar-se a fé, não vos esqueçais que Jesus está ao vosso lado. (…) Não vos esqueçais dos Santos, que nos acompanham do céu; recorrei a eles, rezai e não vos canseis de pedir a sua intercessão”.

Outro ponto importante destacado pelo Papa foi a importância de cada um ser o que é, sem tentar “maquiar” o coração. “Sei que é muito belo ver fotos retocadas digitalmente, mas isso serve só para as fotografias, não podemos fazer o ‘photoshop’ aos outros, à realidade, a nós próprios. Os filtros coloridos e a alta definição funcionam bem apenas nos vídeos; nunca podemos aplicá-los aos amigos. Há fotos que são muito lindas, mas estão todas maquiadas; e deixai que vos diga: o coração não se pode ‘photoshopear’, porque é nele onde se joga o amor verdadeiro; nele joga-se a felicidade (…) Jesus te ama assim como é, não se deixe maquiar, maquiar o coração”.
Apelo pela República Democrática do Congo

Ainda em sua reflexão, o Papa fez um apelo pela República Democrática do Congo. Francisco disse que hoje recebeu notícias preocupantes sobre o país africano, então pediu a oração de todos.

“Peço às autoridades, aos responsáveis e a todos nesse amado país que façam o máximo empenho e o máximo esforço para evitar toda forma de violência e procurar soluções em favor do bem comum. Todos juntos vamos, em silêncio, rezar por essa intenção, pelos nossos irmãos na República Democrática do Congo”, finalizou.

Foto: Reprodução Youtube – Vatican News
Fonte: https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/