Irmão Guilherme, msf: “Jesus é o verdadeiro pastor de nossas ovelhas.”

Mapa-Província-Eclesiástica-de-Montes-Claros-1-990x701 destacada
20 anos da Província Eclesiástica de Montes Claros
abril 25, 2021
papadestacada
Papa: É preciso valorizar a vida interior. Meditar é encontrar Jesus e nós mesmos
abril 28, 2021

Irmão Guilherme, msf: “Jesus é o verdadeiro pastor de nossas ovelhas.”

Domingo Bom Pastor 2021

No domingo, 25 de abril, nossa paróquia Sagrada Família relembrou durante as missas a memória dos 20 anos de falecimento de nosso querido pastor Pe. Alfonso Müer, msf.

Celebramos também o 4º Domingo da Páscoa e o Domingo do Bom Pastor. Na missa das 19h, na Matriz, nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf também rezou na intenção dos 20 anos da criação da Província Eclesiástica de Montes Claros, região norte mineira composta pelas Dioceses de Montes Claros, Janaúba, Januária e Paracatu.

Irmão Guilherme, msf foi quem pronunciou a homilia. Veja os principais pontos:

“A nossa Igreja, neste dia, no mundo inteiro, reza e comemora o Dia Mundial de Orações pelas Vocações. As vocações sacerdotais, à vida consagrada, mas também as vocações aos serviços das diversas pastorais e movimentos. É dia de rezarmos e pedirmos ao Senhor que envie mais operários para evangelizar, para proclamar a Palavra de Deus.”

Hoje ouvimos o Evangelho de São João, Capítulo 10. Jesus começa dizendo: ‘Eu sou o bom pastor.’ Para nossa reflexão nós podemos nos perguntar: ‘O que é um bom pastor?’ Se olharmos para a história do povo de Deus, no Antigo Testamento, quem é o seu pastor? Certamente, quando alguém nos pergunta se conhecemos um salmo bíblico, qual o primeiro salmo que vem a nossa mente? Às vezes é o Salmo 23, versículo 1. O Senhor é meu pastor e nada me faltará. Deus é o próprio pastor do seu povo. Aquele que cuida, aquele que ama, aquele que protege. O povo de Israel tinha essa consciência. De que se eles estão com Deus, nada faltará às suas vidas.”

Mas também Deus deu a missão a um rei para pastorear o seu povo. Que rei era esse? Era o Rei Davi. Ao ler o Segundo Livro de Samuel, Capítulo 5, versículo 2, Deus diz a Davi: ‘E tu, Davi, apascentarás meu rebanho.’ A missão de Davi, como rei, é também de ser pastor. O rei como pastor tinha que cuidar do povo, mas sobretudo daqueles que eram mais desamparados. Os pobres que não tinham o que comer, as viúvas, os órfãos, os doentes. Essa era a missão do rei. Cuidar daqueles que mais precisavam de cuidado, de amor, de carinho.”

Com o tempo, o povo foi fazendo essa ligação. Entre aqueles que são os mais pobres, os mais vulneráveis da sociedade, com a figura da ovelha. Porque a ovelha entre os animais seja um dos mais fracos, seja um dos mais indefesos. Tem animais que correm muito rápido. Vem os predadores e eles fogem. Tem animais com muita força, com chifres fortes, e se conseguem se defender por si mesmos. Já a ovelha, não. Quando o lobo vem, às vezes ela nem percebe. Ela continua pastando, como se nada estivesse acontecendo. E assim, Jesus olhando para seus discípulos, olhando para o povo sofredor, Jesus diz: ‘Eu sou o Bom Pastor’. A minha missão é cuidar do rebanho de Deus.”

Mas Jesus não é apenas um pastor. Ele é o Bom Pastor. Se olharmos no Evangelho em grego, a palavra que está lá para dizer bom na nossa tradução é verdadeiro. Jesus está dizendo que é o verdadeiro pastor. Jesus é o verdadeiro pastor de nossas ovelhas. E quais são as características do pastoreio de Jesus? O Evangelho nos mostra quatro dessas características. A primeira é que Jesus dá a vida por suas ovelhas. Jesus nos ama de tal forma que é capaz de doar a si mesmo para nos proteger. Segundo, Jesus é dono das ovelhas. Significa que Jesus nunca vai nos abandonar. Mesmo nos momentos de perigo, nos momentos de desafio. A terceira característica do pastoreio de Jesus é que ele conhece as  ovelhas. Ele conhece a cada um de nós. Sabe das nossas tristezas, das nossas alegrias, dos nossos sofrimentos. Sabe daquilo que podemos e daquilo que carecemos. E a quarta característica que Ele busca as ovelhas que ainda não estão no seu redil, que não estão com ele. Essas ovelhas escutarão a sua voz. Talvez essas ovelhas sejamos nós, que precisamos sempre a cada dia ouvir voz do Bom Pastor, ouvir a Palavra de Deus e nos aproximar. Deixar que Jesus nos ilumine a nossa vida e nos mostre o caminho. Na época de Jesus, o pastor ia à frente e as ovelhas o seguiam. Que possamos também nós ouvir a voz de Jesus para poder segui-lo. Peçamos nesta Eucaristia a graça de ouvir a voz do Bom Pastor e também o Senhor abençoe nossa Igreja enviando novas e santas vocações para a missão.”

 

Ao fim da Santa Missa foi avisado que os horários das celebrações retornarão para às 19h nesta semana.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto e foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família