Irmão Guilherme: “Dou este passo concreto de dizer o meu sim na missão da Igreja, na missão da Congregação.”

papadestacada
O Papa: a conversão é uma graça, a ser pedida a Deus com força
dezembro 6, 2020
papadestacada
O Papa: não devemos ter vergonha de pedir, de rezar
dezembro 9, 2020

Irmão Guilherme: “Dou este passo concreto de dizer o meu sim na missão da Igreja, na missão da Congregação.”

profissãoperpetuaIrmaoGuilherme

Na manhã do dia 06 de dezembro de 2020, a Paróquia Sagrada Família viveu um momento todo especial. O Frater Guilherme Ferreira de Souza, msf fez sua profissão perpétua na Congregação dos Missionários da Sagrada Família.

Presidiu a Santa Missa o Superior Provincial Pe. Genivaldo Lopes, msf. Concelebraram os padres Pedro Leonides, msf; Laurindo Aguiar, msf; Genivaldo Mendes, msf e Herbert Rohleder, msf.

O comentário inicial foi realizado pelo casal coordenador da Pastora Familiar Gisneia e Fabiano. “Hoje a nossa comunidade se alegra, juntamente com a Congregação dos Missionários da Sagrada Família, pela celebração de admissão ao leitorado e acolitado, e profissão perpétua do nosso Irmão Guilherme.”  Foram acolhidos a assembleia presente na Matriz, os que acompanharam pelas redes sociais, bem como os amigos e familiares do Irmão Guilherme que participaram desde a cidade de Taiobeiras. Após o canto inicial, foi acendida a segunda vela do Advento.

Antes da proclamação das leituras do Segundo Domingo do Advento, aconteceu o rito de admissão ao Leitorado. Irmão Guilherme aproximou-se do Superior Provincial para ser instituído no ministério dos Leitores. Após o rito, Padre Genivaldo Lopes entregou ao Irmão Guilherme o livro da Sagrada Escritura. Durante o canto, Irmão Guilherme apresentou o a Sagrada Escritura para a assembleia.

Terminada a proclamação do Evangelho, o Superior prosseguiu com o Rito de Votos Perpétuos, onde o Frater Guilherme manifestou o desejo de servir a Deus e ao seu povo na Congregação dos Missionários da Sagrada Família. Em sua homilia, padre Genivaldo Lopes falou sobre os votos e também sobre o evangelho do dia. Veja alguns detalhes:

“Hoje essa comunidade paroquial, juntamente com a Congregação dos Missionários da Sagrada Família, temos a alegria de acolher este nosso irmão, através da profissão dos votos  perpétuos. Seu sim definitivo para poder entrar em nossa Congregação.”

“Esta Congregação que está há muitos anos nesta Diocese. Fomos um dos primeiros a chegar, antes mesmo da criação da Diocese. Nós chegamos para formar as diversas comunidades eclesiais. Chegamos para formar o povo de Deus e ajudar este povo a se santificar no caminho do seguimento a Cristo Jesus. “

“É uma alegria incomensurável quanto temos um irmão nosso que está nessa paróquia, fazendo seu estágio pastoral, e aqui professar os votos, de pobreza, castidade, obediência. Assim confirma a sua pertença a Congregação, bem como confirma aquilo que é nosso carisma: estar perto daqueles que estão longe, esta é a nossa missão.”

“Hoje o Evangelho de São Marcos nos diz que João preparou o caminho. Você também, Frater, deve se preparar. Preparar o caminho para que Jesus possa reinar.”

Terminada a homilia, o professando se pôs de pé diante do Superior, continuando o rito da profissão perpétua. Frater Guilherme afirmou ao Superior que deseja se consagrar de forma mais profunda a Deus através da profissão perpétua, abraçando para sempre a mesma vida de perfeita castidade, obediência e pobreza, que Cristo Senhor e a Virgem Sua Mãe para Si escolheram. Ele também afirmou que seguirá dedicadamente o Evangelho e observará a Constituição dos Missionários da Sagrada Família, no esforço firme e constante por chegar à perfeição da caridade, no amor a Deus e ao próximo. Após uma oração, teve início o canto da ladainha.

Padre Genivaldo e o Frater Guilherme se dirigiram até à imagem da Sagrada Família. O Frater Guilherme Ferreira Souza afirmou estar firmemente decidido a consagrar a Deus e a seguir Cristo no estado religioso. Diante de Deus, do Superior e diante da comunidade reunida, Frater Guilherme professou os votos de pobreza, castidade e obediência, conforme a Constituição dos Missionários da Sagrada Família. (Const. 1985, nº 74). O Superior, em nome da Igreja, recebeu os votos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Em seguida, ocorreu a bênção solene e consagração. Frater Guilherme se ajoelhou, e o Superior, com os demais padres, com as mãos estendidas, recitaram a consagração. Todos os padres presentes acolheram o Fr. Guilherme, como o mais novo membro da nossa família religiosa dos Missionários da Sagrada Família. A comunidade paroquial expressou sua alegria através do aplauso. Frater Guilherme recebeu os cumprimentos dos demais irmãos da vida religiosa, enquanto o Ministério de Música cantou a música  “Alma Missionária”.

Após este emocionante momento, Frater Guilherme foi admitido ao acolitado. No ministério dos Acólitos, Frater Guilherme será assíduo no serviço do altar e distribuirá fielmente aos seus irmãos o Pão da vida, para que assim possa crescer cada vez mais na fé e na caridade para edificação da vossa Igreja. O Frater se aproximou do Superior, e este entregou-lhe o vaso com o vinho a consagrar.

Ao fim da Santa Missa, Pe. Genivaldo Lopes agradeceu a comunidade religiosa de Januária pelo acolhimento ao Irmão Guilherme e que sempre possam acolher os missionários da Sagrada Família.

Irmão Guilherme fez seus agradecimentos. “Neste dia de graça na minha vida, já há nove anos, decidi entrar na caminhada do seminário, e hoje graças a Deus dou este passo concreto de dizer o meu sim na missão da Igreja, na missão da Congregação.” Agradeceu primeiro a Deus, a sua família e amigos, a Congregação dos Missionários da Sagrada Família, e a todos os paroquianos que o acolheu. “Conte com minhas orações por todos vocês e que continuem rezando pela nossa missão enquanto Missionários da Sagrada Família. “; concluiu Irmão Guilherme.

Lia Sandes,  da Comunidade Nossa Senhora de Nazaré, assim comentou: “Parabéns Irmão Guilherme! Foi muito lindo que Jesus, Maria e José te abençoe sempre na missão.”

 

Clique aqui para ver a primeira parte da cobertura fotográfica.

Clique aqui para ver a segunda parte da cobertura fotográfica.

Clique aqui para ver a íntegra da Santa Missa.

Clique aqui para ver a reportagem da TV Norte.

 

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Foto: Idailton / Colaborador PasCom Sagrada Família

Colaboração: Zonilda Alves / Apostolado da Oração