Há quatro anos Padre Laurindo tornou-se pároco de nossa paróquia

FormacaoMESC
Ministério da Eucaristia participa de Encontro de Formação
fevereiro 20, 2018
Encontro Catequese
Reunião com pais dos catequizandos
fevereiro 24, 2018

Há quatro anos Padre Laurindo tornou-se pároco de nossa paróquia

pelaurindo

No dia 22 de fevereiro de 2014, com a Santa Missa na Matriz Sagrada Família, Pe. Laurindo tornou-se pároco de nossa querida paróquia.

Nesta mesma celebração, Pe. Daniel Ramos tornou-se vigário. A Santa Missa foi presidida pelo bispo D. José Moreira e contou com a presença de vários sacerdotes.

Peçamos a Sagrada Família de Nazaré, padroeira de nossa paróquia e da congregração a qual o sacerdote pertence, que o abençoe sempre em sua importante missão aqui em Januária, concedendo-lhe sabedoria e força diante dos desafios.

Relembre a matéria publicada em nosso site por ocasião da posse de Padre Laurindo como pároco.

Pe. Laurindo e Pe. Daniel são empossados em Santa Missa presidida pelo Bispo D. José

A noite do dia 22 de fevereiro de 2014 entrou para a história da paróquia Sagrada Família. A Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano D. José Moreira marcou a posse do sexto pároco em nossa comunidade paroquial, Pe. Laurindo, msf; e também a posse do novo vigário, Pe. Daniel, msf.

Além dos padres que foram empossados, também concelebram os Padres Genivaldo, Herbert e Pedro, msf. Já no início da Santa Missa, Pe. Pedro leu as Provisões que empossaram os Padres Laurindo como pároco e Daniel como vigário. Em seguida, Padre Laurindo recebeu as chaves da Porta da Matriz, do Confessionário e do Sacrário. D. José o acompanhou até os locais acima mencionados, sendo que ao abrir o sacrário, aconteceu um breve e bonito momento de adoração a Jesus Eucarístico.

Pe. Laurindo proclamou o evangelho do 7º Domingo do Tempo Comum, Mt 5, 38-48. D. José, em sua homilia, fez os seguintes apontamentos: “Pe. Daniel, novo vigário, e Pe. Laurindo, novo pároco. O que dizer no dia de hoje? Neste sábado, celebramos a Cátedra de São Pedro. Pedro que no evangelho, ao ser interrogado por Jesus, ‘O que dizem quem eu sou?’; Pedro responde, e Jesus afirma que a minha igreja está em tuas mãos Pedro. Pedro tu és pedra, e a Igreja continua até hoje. Faço questão, Pe. Laurindo, de refletir a Carta de Pedro aos Presbíteros: 1 Pd 5, 1-4. A missão do padre, do bispo é cuidar do povo. Estar a serviço do Povo de Deus. A Exortação Apostólica Evangelii Gaudium – Alegria do Evangelho, representa o testemunho de nosso papa. Esta exortação deve ser leitura de todos os católicos. Alegria de receber, de acolher as pessoas é dever do padre. De modo especial, entrego ao Padre Laurindo esta exortação apostólica. No Evangelho, Jesus nos fala, sede perfeitos, como vosso Pai é perfeito. Jesus é o Caminho, não é o padre, nem o bispo. Já conheço o trabalho de Pe. Daniel, em São Francisco e de Pe. Laurindo, principalmente na região de Cônego Marinho. São padres jovens, mas com experiência. A Paróquia também tem o Pe. Herbert. Ele é a base, sustentação, a vida dele, seu testemunho. Todos aprendemos com ele. Quantos anos trabalhando fiel a sua missão. Uma salva de palmas a Pe. Herbert. Pe. Laurindo, estamos junto. O que o papa nos pede, vamos trabalhar juntos, no acolhimento, na alegria, sendo de fato pastores de nosso povo. Criatividade para anunciar o evangelho. O mal, a droga, a corrupção estão criativos. E o evangelho? Por que ter medo? O papa nos pede a ousadia do cristão. Devemos ir a periferia, é a missão de nossa Igreja.”

Em seguida, Pe. Laurindo renovou suas promessas que foram feitas no dia de sua ordenação e professou sua fé diante do povo de Deus que está sendo entregue aos seus cuidados.

Ao final da celebração, a comunidade paroquial da Sagrada Família fez uma bela homenagem aos Padres Laurindo e Daniel, ofertando-lhes dois buquês de rosas, com a seguinte mensagem: “Dando continuidade ao trabalho iniciado por seus antecessores, aqui estão os escolhidos de Deus para serem semeadores e pastores de nosso rebanho. Parabéns Pe. Laurindo, parabéns Padre Daniel, recebam carinhosamente a amizade e o respeito de seus paroquianos. Agradecemos a todos os visitantes e as comunidades vizinhas pela presença.”

Os jovens da paróquia de São José – São Francisco fizeram uma bela apresentação homenageando Pe. Daniel, cantando a música “Amigo é só me chamar” de Celina Borges. As coreografias encantaram a todos os presentes. Os jovens demonstraram de forma perfeita todo seu agradecimento ao trabalho desenvolvido pelo Pe. Daniel.

Pe. Laurindo, em seu pronunciamento, disse: “Diante das palavras bonitas de agradecimento, sempre vem a carga de exigência e de compromisso. Diante das palavras de D. José, e da palavra do Papa Francisco, da missão, da identidade do Pastor, recebo isto como desafio. O pastor deve sentir o cheiro das ovelhas. Foi em Januária que comecei a exercer a missão como padre, como religioso. Nosso fundador, Pe. Berthier, assim nos colocava como lema: ‘Estar perto daqueles que estão longe’. O desafio deste trabalho confiado a mim é me fazer próximo, mais acessível. Que a gente abrace com muita força, com muita fé, animado por ver a força da nossa igreja, das nossas pastorais. Agradeço a todas pessoas que tem me inspirado e incentivado nesta missão.”

Pe. Daniel, também se pronunciou: “Agradeço imensamente a Paróquia de São José, onde até pouco tempo exerci minhas atividades ao lado do Pe. Genivaldo. Peço para que continue rezando e me coloque em suas orações para que eu possa continuar nesta paróquia da Sagrada Família desempenho o trabalho ao lado do povo, sempre no empenho de ser apoio, no serviço, no amor, na caridade, na acolhida aos pobres. Muito obrigado a todos.”

Pe. Genivaldo, o Provincial dos Missionários da Sagrada Família, disse: “Agradeço a todos que compareceram a esta celebração de Posse. No ano que vem a Paróquia Sagrada Família irá completar 50 anos. Pe. Laurindo e Padre Daniel estão entrando nesta história, que começou com nosso grande irmão que está no céu: o Pe. Alfonso. A história continuou com os outros párocos e colaboradores que aqui passaram, inclusive eu, que agradeço a Paróquia Sagrada Família por ter ajudado meu ministério. Tive a oportunidade de ser formador dos dois padres em Belo Horizonte. Estamos oferecendo estes padres, juntamente com Padre Herbert, para governar a Paróquia Sagrada Família, dando continuidade ao projeto missionário. Queremos que nosso carisma de ser missionário, de cuidar das famílias, seja vivido plenamente nesta paróquia. D. José, obrigado por confiar em nós, todo este trabalho da província Brasil Oriental na Diocese de Januária.”

Padre Daniel, leu a ata da Santa Missa de posse, a qual foi assinada pelo Bispo e pelos padres presentes.

Após a bênção final, Padre Laurindo e Padre Daniel receberam os cumprimentos. Serviu-se também um delicioso picado com arroz a todos os visitantes e paroquianos, proporcionando um momento de confraternização entre os fiéis.

Rezemos para que o trabalho de Pe. Laurindo, Pe. Daniel e Pe. Herbert produzam muitos frutos nesta nova etapa.
Mais fotos deste momento histórico em nossa paróquia você encontra no Grupo do Facebook da Paróquia Sagrada Família.

Fonte: www.sagradafamiliajanuaria.com / www.gosenhorjesus.com 23/02/2014

Texto e foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família