“É preciso deixarmos nos conduzir pela ação do Espírito de Deus” ; orientou Pe. Laurindo

Formaçao pascom fevereiro 2021
Pascom recebeu formação sobre redes sociais
fevereiro 21, 2021
santamissacomsantarosadelimafeverereiro2021
Padre Laurindo: “O mais importante na oração é a fé.”
fevereiro 24, 2021

“É preciso deixarmos nos conduzir pela ação do Espírito de Deus” ; orientou Pe. Laurindo

santamissaprimeirodomingodaquaresma

No último domingo, 21 de fevereiro de 2021, às 19 h, foi celebrada a Santa Missa do Primeiro Domingo da Quaresma na Matriz Sagrada Família.  Presidiu a celebração o Pároco Padre Laurindo Aguiar, msf e celebrada pela comunidade presente.

Com a bênção inicial, Pe. Laurindo saudou a comunidade, assim também como os internautas, os irmãos paroquianos que acompanham diariamente as transmissões pelas mídias sociais de nossa paróquia.

Trouxe já no início a reflexão de que estamos já experienciando um tempo de graças e de bênçãos,  uma oportunidade de voltar ao caminho,  à luz, à Eucaristia;  a passagem da morte para a Vida. Enfim, tempo de renovação.

Em sua homilia ressaltou que:

“A Palavra fala da experiência do povo de Deus, ao longo da história da salvação. Desde Noé, Moisés e, em especial Jesus (como também nos lembra o Papa Francisco em sua alocução, sobre as tentações que sofrera Jesus nos 40 dias no deserto, lembrando que lá é lugar também de  provação, mas onde Deus fala ao coração do homem).  São Marcos inicia dizendo: ‘O Espírito levou Jesus para o deserto.’ Para que possamos fazer a vontade de Deus,  sermos de fato cristãos, é preciso deixarmos nos conduzir pela ação do Espírito de Deus, é necessário abrir o coração para deixar Ele nos conduzir,  só assim haverá renovação e faremos coisas grandiosas. É preciso obediência ao Espírito de Deus.”

Relatou que: “É  preciso nos retirar,  estar a sós para poder escutar a Deus, a nós mesmos. A vida de Deus que pulsa em nós.”

Lembrou bem que: “A Quaresma é para celebrarmos a Páscoa e não a morte! Celebramos a ressurreição! A figura do tentador apresentado no Evangelho, simboliza aquele que veio para se colocar à frente, não necessariamente como ‘nosso’ adversário, mas como adversário dos projetos de Deus em nossas vidas.  Como aquele que quer impedir que cheguemos a vida eterna . Está também relacionado a tudo aquilo que nos causa mal, diminui nossa alegria. Aquele que de fato divide, separa.”

“Nós, enquanto Igreja, somos mais fortes quando unidos estamos”, reforçou o padre. “A maneira de nos enfraquecer é nos dividir.  Pois quando unidos estamos,  somos ‘perigosos’ para aqueles que vivem a propagar o mal. Quando estamos em Deus encontramos o sentido.”

“Jesus preparou para nós uma vida totalmente nova, quer nos apresentar uma realidade que renova toda a criação. Ele é aquele que se faz presente em muitas e diversas realidades. Precisamos ter consciência de que Ele está em nosso meio e com isso o tempo tende a se completar. Devemos acolher Jesus seguido sua proposta: ‘Convertei-vos e credes no Evangelho.’ O Evangelho nos leva a conversão e crer Nele é crer no próprio Jesus.”

“Que a nossa vida esteja em Jesus,  em comunhão, e assim participemos daquilo que celebramos em cada Eucaristia que é a Nova e Eterna Aliança que Deus fez com Jesus e Jesus conosco. Essa é maior do que a que foi feita com Moisés. Essa é a Eterna e Definitiva Aliança. “

Finalizou sua homilia dizendo: “Que as nossas ações sejam sempre expressão daquilo que professamos em cada Eucaristia,  em cada oração.”

Ao final da Celebração lembrou-nos sobre a importância e necessidade de nos prepararmos e estarmos unidos em oração  em família neste tempo quaresmal.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Cristiana Nunes / PasCom Sagrada Família

Foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família