“Deus quer nos acolher, quer ser a razão de nossa mudança.” orienta Pe. Laurindo

papadestacada
Papa: Quaresma, tempo de se desligar do celular e se conectar com o Evangelho
fevereiro 26, 2020
gosjfreicristiano
Noite especial no Grupo de Oração Senhor Jesus
fevereiro 28, 2020

“Deus quer nos acolher, quer ser a razão de nossa mudança.” orienta Pe. Laurindo

quartafeiracinzas2020msf

Em 2020, a celebração da Quarta-feira de Cinzas, aconteceu no dia 26 de fevereiro. Neste dia, a Igreja abre o Tempo da Quaresma e, de forma particular, a Igreja no Brasil, dá início a Campanha da Fraternidade.

Na Paróquia Sagrada Família aconteceram duas celebrações. Na Comunidade Santo Antônio, nosso vigário Pe. Herbert, msf presidiu a Santa Missa. Na Matriz Sagrada Família, nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf foi o presidente da celebração, que contou também com a participação do Irmão Guilherme, msf.

Na procissão de entrada, os vicentinos entraram com o Cartaz da Campanha da Fraternidade 2020. O tema este ano é “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu,  sentiu compaixão e cuidou dele. (Lc 10, 33-34).”

Em sua homilia, Padre Laurindo assim refletiu:

“A Quarta-feira de cinzas é o marco inicial da caminhada quaresmal. As cinzas significam que ao experimentar o caminho de Jesus somos convidados a experimentar também a morte, em busca da vida nova. Devemos viver radicalmente como cristãos. Ser cristão significa tornar-se peregrino, ser testemunha de Jesus.”

“Na Quarta-feira de Cinzas, devemos deixar Deus nos salvar. Em cada Eucaristia, recordamos que é possível ser cristão se cultivarmos a virtude da conversão. O convite para nós hoje é converter e crer no Evangelho. É preciso escutar o Evangelho até que em nós, o rosto de Cristo seja revelado.”

“Vamos passar por diversas provações. O caminho pascal sai da Quarta-feira de Cinzas para o glória da ressurreição. Nesta caminhada, sentiremos nossas fraquezas. As cinzas nos recordam nossa origem da criação.  Hoje vemos a necessidade que devemos ter de sempre buscar a Deus. Na Primeira Leitura, é possível observar a dimensão do esforço que devemos fazer para alcançar a pureza do coração. Toda esta caminhada nos levará até o encontro verdadeiro com Deus.”

“Jesus apresenta as três práticas quaresmais no Evangelho. Devemos nos abrir ao próximo através da esmola, um gesto de caridade, um momento para escuta. Na segunda prática da vida quaresmal, somos convidados a estreitar nossa relação com Deus, através da oração. Devemos intensificar nossa oração, lendo e escutando a Palavra de Deus e através da oração pessoal. O terceiro ponto que Jesus nos ensina é ter o controle de si mesmo. Devemos colocar limite naquilo que somos através da prática do jejum. Perceber que eu tenho controle, não são as coisas que me controlam. As cinzas não são algo mágico, que vão me dar a conversão. Elas indicam que devo procurar a conversão.”

“Só será possível celebrar a vida nova se formos sinceros conosco, com o outro e com Deus. A quaresma é um tempo de bênção. Deus quer nos acolher, quer ser a razão de nossa mudança. Basta que queiramos a conversão do nosso coração.”

Os fiéis receberam as cinzas, marcando o início da caminha quaresmal.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família