D. José: “Vamos ser uma família acolhedora!”

dj destacada
Santa Missa de encerramento da Semana Nacional da Família
agosto 30, 2016
PL destacada
Formação Litúrgica para Ministérios de Música
agosto 30, 2016

D. José: “Vamos ser uma família acolhedora!”

dj destacada

dj texto

Na noite do domingo 28 de agosto, os fiéis das Paróquias Nossa Senhora das Dores e Sagrada Família compareceram a Praça Tiradentes para celebrar a Santa Missa que marcou o encerramento da Semana Nacional da Família.  A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano D. José Moreira e concelebrada pelos padres Natelson, Tiago e Laurindo, msf.

Os agentes da Pastoral Familiar participaram ativamente da celebração. O Ministério de Música da comunidade Divino Espírito Santo da Paróquia Nossa Senhora das Dores contagiou a todos os fiéis com as músicas escolhidas para esta celebração eucarística.

dj texto 2

Pe. Laurindo proclamou o Santo Evangelho do 22º Domingo do Tempo Comum.  Em sua homilia, D. José fez um paralelo entre a vida familiar e as obras de misericórdia. Veja alguns pontos:

“Como guardamos tantas injúrias, até adoece! Quem perdoa é grande. Vamos nos perdoar família. Jesus é perdão. Jesus é misericórdia. Quantas pessoas tristes. O céu não é tristeza. Tem gente que se alegra quando bebe cachaça. É uma alegria falsa. A alegria vem do coração! Tenha paciência com teu marido, tenha paciência com tua mulher, tenha paciência com teus filhos, paciência com teu pai, paciência com tua mãe. Deus é paciente conosco. Quantas coisas fazemos de errado e Deus continua paciente. Devemos corrigir sem perder a paciência.”

dj texto 3
“No Evangelho Jesus nos conta esta parábola. Se você é convidado, seja humilde. Não sente no primeiro lugar. Também você não convide os ricos, os poderosos. Convide alguém que não pode retribuir a nada.”

“Vimos no Congresso Eucarístico Nacional na Amazônia que a Igreja vive da Eucaristia. Você está convidado a participar deste banquete. Aproximemos de Jesus.”

dj texto 4
“O pecador tem que ser amado. O pecado não. Ame o pecador e deteste o pecado. Se ele reza, se ele está na Igreja, está na família, tem que ser acolhido. Vamos ser uma Igreja acolhedora! Quem é o dono da Igreja é Jesus Cristo. Vamos ser uma família acolhedora! É a missão da Semana da Família, para que possamos acolher uns aos outros. Como foi bonito passar de casa em casa. Vamos continuar que maravilha. Deus seja louvado! A família seja louvada!”

Ao final da Santa Missa, D. José passou a palavra para nosso pároco Pe. Laurindo, que fez as suas considerações.

dj texto 5
“Neste trabalho realizado durante a Semana Nacional da Família colocamos em prática as ressonâncias da Assembleia Diocesana. Entre suas prioridades está trabalhar, estar, anunciar, fortalecer o princípio cristão dentro das famílias. Que Deus abençoe todas as famílias e nos fortaleça sempre mais neste vínculo de paz, de misericórdia, tão necessárias!”

“Estávamos lá em Belém, estado do Pará, refletindo sobre Eucaristia na Amazônia Missionária, Eucaristia Partilha e Missão. Como trabalhar Eucaristia em Januária? Partilha e missão de todos nós, leigos, padres, sacerdotes e religiosos.”

dj texto 6

Em seguida, Pe. Natelson também fez seus agradecimentos e orientações. Os festeiros 2016 da Paróquia Nossa Senhora das Dores convidaram os fiéis para participar dos festejos em honra a padroeira de nossa cidade e Diocese. A Paróquia Sagrada Família será noiteira no dia 13 de setembro.

Os coordenadores diocesanos da Pastoral Familiar Edson e Lucivânia também deixaram sua mensagem.

Para finalizar com chave de ouro, um grupo de jovens fez uma apresentação teatral mostrando aos presentes a importância da reflexão da Palavra de Deus no ambiente familiar.

Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família.