“A mensagem de Nossa Senhora da Salette convida a conversão” nos ensina Padre Laurindo.

nssaletedestacada
25ª Romaria de Nossa Senhora da Salette
setembro 25, 2018
papadestacada
Na audiência geral, Papa relembra viagem a países bálticos
setembro 27, 2018

“A mensagem de Nossa Senhora da Salette convida a conversão” nos ensina Padre Laurindo.

nssaletedestacada

Aconteceu no domingo, dia 23 de setembro, na Comunidade de Agreste, a 25ª Romaria Paroquial de Nossa Senhora da Salette.

Antes, no dia 13 de setembro, aconteceu o levantamento do mastro e do dia 14 ao dia 22 de setembro a comunidade vivenciou a novena em honra a sua padroeira e padroeira da Congregação dos Missionários da Sagrada Família.

No domingo, dia de muita oração e espiritualidade, a Via-sacra passando pela Lagoa de Santo Antônio em direção à Capela marcou o início das atividades.

Nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf; nosso vigário Pe. Genivaldo Mendes, msf e o pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Itacarambi, Pe. Paulo Roberto, estiveram presentes e atenderam confissões.

Grande quantidade de fiéis de nossa paróquia e, principalmente da cidade de Itacarambi, marcou presença.

nssalete1

Às 10h, o momento principal da Romaria, a celebração da Eucaristia. A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Genivaldo, e concelebrada pelos padres Laurindo e Paulo Roberto.

Pe. Paulo proclamou o santo evangelho e a homilia foi realizada pelo Pe. Laurindo. Veja algumas de sua reflexões.

“Isto é de uma força muito grande. Quando cantamos as palavras parecem transmitir mais força, mais profundidade. Temos mais força para tomar posse desta palavra, disse o sacerdote que após cantar a resposta do salmo.”

“Por que Maria Santíssima foi a cheia de graça? Porque ela nunca viveu sem Deus, sempre rezava, sempre meditava as coisas de Deus a luz da vontade do Pai. Ela reconhece que a força da sua vida era Deus. Nossa Senhora da Salette é esta mulher, esta mãe, esta discípula, esta senhora de fé, um instrumento nas mãos de Deus. Ela permite que Deus a modele segundo sua vontade. Isto é um desafio: deixar que Deus nos modele segundo a sua vontade.”

“Maria Santíssima disse que se entregava inteiramente em suas mãos Senhor: faça-se em mim segundo a tua palavra. A palavra tem força, a palavra produz vida, a palavra produz transformação. A palavra do católico, de nós cristãos, leigos e leigas, sacerdotes, deve ser sempre uma palavra de vida porque sabemos que esta palavra carrega força.”

“Nossa vida deve ser de oração. Vamos saber escutar o que Deus nos fala e transformar o que Deus nos fala em vida para os irmãos.”

“Maria Santíssima é esta mulher bendita, por isso a acolhemos em nosso coração. Maria é esta mulher de fé, de carinho, de presença, que está em nosso meio e apresenta seu filho Jesus para fazer o bem.”

“Maria caminhou até os pés da cruz. É fiel a Jesus do início ao fim. Ela nos ensina como ninguém o caminho da fidelidade. Nossa Senhora da Salette está aqui como a mulher que chora, a bela senhora. Por que Nossa Senhora da Salette chora? Por quais pessoas nós choramos? Por quais motivos nós choramos? Choramos e muitas mães também choram por ver seus filhos caminharem em outros caminhos que não é o caminho de Deus. Muitas mães choram por ver seus filhos acabando nos vícios, caminhos que tem levado a morte. Choram por muitos filhos não terem descoberto a alegria de viver em Deus, de obedecer à sua palavra. Chora por ver seus filhos na realidade do pecado. A mãe que se envergonha quando nós pecamos.”

nssaletedestacada2

“A mensagem de Nossa Senhora da Salette convida a conversão, a reconciliação. Só é possível conviver quando abraçamos o perdão, quando propomos reconciliar com Deus e com nossos irmãos. Onde há uma reconciliação, há motivos para celebrar.”

“Nossa Senhora vai ao encontro de seus filhos como uma mulher atenta a realidade que cada um vive. Ela apareceu para camponeses, para pessoas muito simples. A imagem de Nossa Senhora da Salette tem uma coroa de flores na cabeça, nos ombros e também embaixo dos pés. Ela nos ensina que na caminhada, temos os mistérios gozosos, realizados com nossa própria vida. E depois dos mistérios dolorosos, marcados pelos sofrimentos, pelas dores, angústias; nós vamos também celebrar os mistérios gloriosos, nesta simbologia das flores em sua cabeça. Tudo isto é a superação do mal, das correntes que traz em seus ombros,  deste povo que se encontra acorrentado, preso, sem liberdade. Para sermos felizes é preciso a liberdade. Nos tornamos imbatíveis quando estamos em Cristo!”

Concluindo sua homilia, Pe. Laurindo cantou junto com a assembleia a música “A escolhida”, para homenagear Nossa Senhora da Salette.

Após a Santa Missa, os fiéis se dirigiram até a imagem de Nossa Senhora da Salette onde mostraram toda sua devoção.

Terminado o almoço, os romeiros se juntaram para rezar o Terço Partilhado. O Ministério de Música do Grupo de Oração Louvai ao Senhor de Riacho da Cruz, que abrilhantou todo este dia, conduziu momento de louvor. A comunidade preparou uma peça teatral e coroação da imagem de Nossa Senhora da Salette.

A 25ª Romaria foi concluída com a bênção dos objetos e despedida dos romeiros.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica.

Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família