No Lar de Nazaré
Adiamento Programa No Lar de Nazaré – Edição Especial
outubro 24, 2020
papadestacada
Papa no Angelus: o amor ao próximo é chamado também de caridade fraterna
outubro 25, 2020

D. José: Jovem, vamos buscar a novidade, a verdade, é Jesus Cristo.

 Aconteceu na noite de 24 de outubro de 2020 o DNJ (Dia Nacional da Juventude), que neste tempo da pandemia da Covid-19, ocorreu de forma totalmente virtual. A transmissão pelos meios de comunicação da Diocese de Januária atingiu vários jovens das paróquias.

O Ministério de Música alegrou bem este momento, com músicas bastante animadas. A apresentação ficou por conta de Luiz Eduardo, coordenador diocesano da Juventude, e de Cláudio Novais, coordenador da Juventude Missionária. Eles acolheram a todos que acompanharam a transmissão deste DNJ.

Nosso bispo D. José Moreira conduziu a oração inicial. D. José entrou na live do DNJ de um modo totalmente jovem. O bispo assim rezou: “Bom Dia Nacional da Juventude. Ouviu e junto com eles caminhou. Jesus caminhou. Jesus é jovem. Vamos invocar o Espírito Santo. O jovem é missionário. Vem Espírito, vem renovar, vem unir, vem sobre nós, vem sobre esta juventude.” O Ministério entoou a música das Santas Missões Populares pedindo o Espírito Santo. Em seguida, rezou-se uma Ave-Maria. “Maria era jovem, estava namorando com José. De repente, recebe uma missão. Ela não entende, mas diz estou aqui. ‘Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.’ E o Verbo se fez carne. E Maria teve a missão de gerar Jesus. Você também jovem, tem a missão na Igreja, missão no mundo. Gerar vida, esperança, alegria. Jovem é alegre. O Papa Francisco nos convoca neste momento: ‘Prossigais com a energia renovadora, inquietação constante que nos ajuda e impele a sermos mais alegres, disponíveis, mais testemunhas do evangelho.’ O papa fala para os jovens. Francisco continua dizendo: ‘A Igreja é jovem, a Igreja em movimento em se deixar conduzir pelo Espírito, assim como o jovem é inquieto na busca da novidade, da verdade.’ Jovem vamos buscar a novidade, a verdade, é Jesus Cristo, o amor. A Igreja confia em você. Está aí a juventude junto, na Igreja, na família, na sociedade, mostrando que o jovem é agora, não é futuro. Vamos juntos caminhar como Igreja, como família, no trabalho, na alegria da juventude. Parabéns para você jovem, neste Dia Nacional da Juventude. que mesmo estando na pandemia, não parou, não pode parar.” 

Luiz Eduardo explicou o tema nacional do DNJ 2020. “Mesmo diante da dificuldade que estamos vivendo, Jesus caminha conosco. Junto dele devemos caminhar.”, refletiu Eduardo.

Na sequência, um grupo de jovens das Paróquias Nossa Senhora das Dores e Sagrada Família da cidade de Januária  apresentou um flash mob da música Eu acredito na Juventude.

Em seguida, foram exibidos testemunhos dos jovens de nossa diocese.

Pe. André, Cura da Catedral, também participou. Agradeceu aos jovens por esta iniciativa que se estende a todos os jovens da Diocese de Januária. “Você jovem, na experiência de paróquia, de comunidade, soma junto ao seu padre, as pastorais e movimentos. Ficamos felizes com a participação de vocês.”, disse Padre André.

D. José Eudes, Bispo Referencial da Pastoral Juvenil no Regional Leste 2, também deixou sua mensagem para a juventude da Diocese de Januária. “Vocês celebrando o Dia Nacional da Juventude. Parabéns a todos os jovens, pelas diversas iniciativas. Parabéns a todos que acompanham este trabalho da juventude na vida das nossas Igrejas Particulares. Quero pedir para que vocês jovens não desanimem. E continuem levando essa boa-nova do Evangelho a todos os lugares. Sejam realmente verdadeiros missionários.”

Mostrou-se um vídeo sobre um jovem dos nossos tempos, beatificado pela Igreja neste mês de outubro, Carlo Acutis. Foram apresentados mais vídeos dos trabalhos realizados pelos jovens nas paróquias da Diocese de Januária. Em seguida, Padre André voltou a transmissão motivando os jovens a falarem sobre como a juventude contribui com a evangelização na paróquia.

Luiz Eduardo, apresentou o Núcleo Diocesano do Setor Juventude: Pe. Laurindo Aguiar, msf, assessor eclesiástico; que nos ajudou a articular todo este encontro. Luiz Eduardo, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Manga, coordenador Diocesano e Igor e Zilma, casal diocesano para a juventude. Em seguida, foi apresentada a relação dos coordenadores paroquiais da juventude.  Eduardo pediu que todos possam rezar pelo Setor Juventude Diocesano, e assim, o setor trabalhe para a evangelização da juventude em nossa diocese.

Pe. André conduziu um belo momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, aumentando e fortalecendo a espiritualidade dos jovens.

A Santa Missa pelo Dia Nacional da Juventude foi celebrada às 19h do domingo, dia 25 de outubro, em cada paróquia da Diocese.

Clique aqui para ver a íntegra live.

Clique aqui para ver a lista dos coordenadores da juventude por paróquia.

 

Texto: Alisson José de Faria / PasCom Diocese de Januária

Foto: Fernanda Mesquita/PasCom Diocese de Januária